Especiais | 17-03-2023 21:00

“Em Santarém estamos perto de tudo e temos os serviços essenciais”

“Em Santarém estamos perto de tudo e temos os serviços essenciais”
ESPECIAL FESTAS DE S. JOSÉ
Luís Mata é sócio-gerente da LM Auto, em Santarém

Luís Miguel Mata é sócio-gerente da LM Auto, em Santarém

S. José é o patrono dos carpinteiros e dos artífices. Consegue encontrar um carpinteiro ou um qualquer artífice ou quando precisa de algo feito lá em casa a solução é meter mãos à obra? Não é fácil encontrar artífices e os poucos que existem estão sempre sobrecarregados de trabalho. Todos os pais querem proporcionar aos filhos uma melhor qualidade de vida e prepará-los para um futuro mais qualificado e esquecemo-nos que essas actividades são tão dignas e necessárias como outras e por vezes até melhor remuneradas. Quanto ao “faça você mesmo” não é de todo a solução por dois factores: disponibilidade e habilidade.
Do que gosta mais das Festas de S. José? As festas da cidade, além de assinalarem o Santo Padroeiro da cidade, são também um motivo para o convívio e diversão. Em tempos idos eram feitas na Quinta de S. José, nas Ómnias, e acabava por ser um ritual, a romaria ao local. Era uma alegria ver os campinos, assistir às actuações dos ranchos folclóricos, etc... Vou aos concertos e às tasquinhas para reencontrar amigos e confraternizar.
É um defensor das tradições ou acha que algumas já não fazem sentido? Sou um defensor das tradições e da cultura das regiões e acho que as devemos preservar e promover apelando à participação das populações, pois só assim mantemos viva a nossa história e poderemos dar a conhecer a quem vem o que se passou com os nossos antepassados.
A esse nível tem alguma observação a fazer em relação a Santarém? Vivemos numa cidade carregada de história, mas infelizmente não sabemos aproveitar isso. Falamos na cidade como Capital do Gótico, mas nos fins-de-semana os monumentos estão fechados, por exemplo. Santarém tem tudo para ser um destino turístico por excelência mas, para que tal aconteça, temos que mudar mentalidades e criar condições.
Uma das localizações a ser considerada para a construção de um novo aeroporto é Santarém. Gostaria que fosse essa a aprovada ou preferia os aviões mais longe daqui? Já vivi perto do aeroporto da Portela e ao início estranha-se mas depois entranha e nem nos apercebemos dos aviões. A localização em Santarém seria excelente pois permitiria o desenvolvimento da região a todos os níveis. E esta opção não colide com áreas ambientais protegidas nem está sujeita a condicionalismos topográficos, etc.
Acredita que, algum dia, o rio Tejo, nesta zona de Santarém, irá ter a atenção e as obras de que necessita? Acreditar, acredito, mas tenho dúvidas que seja nos anos mais próximos a não ser que, se construírem o aeroporto, haja também vontade por parte das entidades competentes e de promotores privados em investir nesta área do rio Tejo.
Sabe há quantos anos decorrem as obras de consolidação das encostas da cidade? São as chamadas obras de Santa Engrácia!! Mas são obras que pela sua especificidade são demoradas e os riscos que estão inerentes também são grandes. Que demorem, mas sejam bem feitas.
Gosta de viver em Santarém? Sim, gosto de viver em Santarém! Aqui cresci, estudei, cumpri o serviço militar e trabalhei. Saí em determinada altura por razões profissionais, mas voltei. Gosto de cá viver, tenho aqui a família, os amigos e estamos perto de tudo. A 45minutos de Lisboa. A 45 minutos das praias, etc. E temos também os bens e serviços essenciais para que possamos desenvolver a nossa vida privada e profissional sem termos que andar constantemente a recorrer aos grandes centros.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1665
    22-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1665
    22-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo