Vida e obra de Bernardo Santareno são tema de exposição em Santarém
Mostra “Eu Sou Liberdade, Bernardo Santareno 1920-1980” está em exibição no Teatro Sá da Bandeira até 31 de Março e vai depois passar por estabelecimentos de ensino do concelho.
“Eu Sou Liberdade, Bernardo Santareno 1920-1980” é o tema da exposição sobre o escritor Bernardo Santareno que se encontra em exibição no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, até 31 de Março. A mostra vai depois percorrer os estabelecimentos de ensino do concelho, dando a conhecer à comunidade escolar a vida e obra do médico e dramaturgo António Martinho do Rosário, nascido em Santarém em 1920 e que adoptou o pseudónimo literário de Bernardo Santareno
“Os nossos jovens e as nossas crianças precisam de referências grandes da nossa sociedade, tal como é a personalidade de Bernardo Santareno”, aponta Vicente Batalha, um dos responsáveis pela exposição. A exposição conta com vários quadros que acompanham cronologicamente a vida do escritor. “Vamos encontrar a sua obra poética, a sua obra dramatúrgica e vamos encontrar também a sua grande obra de crónicas de viagens”, nomeadamente o livro ‘Nos mares do fim do mundo’, uma obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura. “Tem uma carga informativa, mas tem também, muitas aliciantes inovadoras que destacam este percurso impar de Bernardo Santareno”, acrescenta.
A inauguração da exposição contou ainda com a leitura de uma cena de ‘O Duelo’, por Manuela Teopisto e Bruno Oliveira. João Madeira e Bruno Oliveira criaram também uma música original para acompanhar o poema ‘Português, Escritor 45 anos de idade’, de José Carlos Ary dos Santos.