Feira de Maio regressa a Azambuja para celebrar a cultura ribatejana
Conhecida como uma das mais castiças do Ribatejo, a Feira de Maio em Azambuja está de volta entre 25 e 29 de Maio e promete levar milhares de pessoas às ruas da vila. Gisela João e Tony Carreira são os destaques do cartaz musical.
A centenária Feira de Maio está de regresso à vila de Azambuja, entre os dias 25 e 29 de Maio, com um programa diversificado que inclui actividades equestres, gastronomia, artesanato, concertos, desfile de tertúlias, uma festa dos anos 80, largadas e corrida de toiros.
Um dos momentos altos daquela que é conhecida como uma das festas mais castiças do Ribatejo é a homenagem ao campino António José Cruz Gordo, que acontece na manhã de domingo, 28 de Maio. No segundo momento da cerimónia será entregue o Pampilho de Honra gravado com o nome do antigo campino José Carlos Semeador, mais conhecido por Zé Moleiro.
As cinco largadas de toiros que enchem de aficionados e curiosos as ruas da vila arrancam na quinta-feira, 25 de Maio, às 19h30, após o desfile de tertúlias, às 16h00, e o momento inaugural que decorre pelas 17h00 na praça do município e que vai contar com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Azambuja. No dia seguinte os toiros são largados às 22h00, no sábado às 19h00, no domingo às 10h30 e na segunda-feira, último dia da feira, às 18h30. A Corrida de Toiros à Portuguesa realiza-se pelas 17h00 de domingo na Praça de Touros Dr. Ortigão Costa.
No plano musical sobe ao palco instalado no Páteo do Valverde, na primeira noite do evento, pelas 23h00, a fadista Gisela João. No sábado é a vez de Tony Carreira dar música à vila a partir do palco situado junto à Escola Boavida Canada. Ambos os concertos são de entrada gratuita.
Para a noite de sexta-feira, 26 de Maio, está reservado o desfile de campinos com o gado, à luz de archotes, a partir das 21h00, seguido da emblemática largada nocturna e da distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho em diversos pontos centrais da vila, após a recolha dos toiros. Ainda nessa noite os grupos de baile Geração XXI, Solo Así com o Grupo de Sevilhanas Tirititrando e Raul & Eu + Empregado, o tradicional fado vadio, bandas itinerantes e o o espectáculo com a Ganda Banda (03h30), asseguram a animação madrugada fora.
No sábado o dia é dedicado ao cavalo e às actividades equestres, com o concurso de modelo e andamentos, classe éguas afilhadas, no Centro Hípico Lebreiro, às 14h30; a prova de perícia de campinos, a prova de condução de jogos de cabrestos, a partir das 15h00, na Rua Engº Moniz da Maia; e o tradicional passeio livre a cavalo pelas ruas da vila e tertúlias. À noite realiza-se a Festa dos Anos 80 da Tertúlia CCM, no Largo de Palmela, que irá animar o recinto das 23h00 até ao romper da manhã.
O último dia da Feira de Maio, 30 de Maio, é dedicado às crianças com a iniciativa Feira na Vila, com actividades de animação pelas ruas do evento. À tarde serão entregues os diplomas e prémios às melhores ornamentações, seguindo-se a última largada de toiros. À meia-noite um espectáculo de fogo-de-artifício dará por encerrada a Feira de Maio 2023.