Especiais | 29-06-2023 10:00

Maior festa de Vila Franca de Xira está de volta com algumas novidades

Maior festa de Vila Franca de Xira está de volta com algumas novidades
ESPECIAL COLETE ENCARNADO
Festa do Colete Encarnado regressa a Vila Franca de Xira de 30 de Junho a 2 de Julho

Vila Franca de Xira recebe de 30 de Junho a 2 de Julho a emblemática festa do Colete Encarnado. Largadas de toiros, tertúlias, homenagem ao campino e música fazem parte do programa desta festa ribatejana que já conta com 91 anos.

Vila Franca de Xira prepara-se para receber a 91ª edição das Festas do Colete Encarnado, um dos eventos mais marcantes do Ribatejo. Entre os dias 30 de Junho e 2 de Julho a cidade será palco de homenagens à festa brava, aos campinos, aos touros, ao cavalo e à cultura ribatejana.
Este ano a Câmara de Vila Franca de Xira decidiu implementar mudanças visando a melhoria da mobilidade e a redução do tráfego automóvel. O eixo central da cidade será fechado ao trânsito por períodos prolongados. Para garantir a mobilidade dos visitantes a autarquia disponibilizará transporte gratuito das 17h00 às 05h00, com partida e regresso dos autocarros a cada meia hora de diferentes locais, incluindo Castanheira do Ribatejo, Povos, Vialonga, Póvoa de Santa Iria, Alverca e Alhandra.
As festividades incluem largadas e corridas de touros, sardinha assada e espectáculo de fogo-de-artifício. Além disso, as tertúlias abrem as portas para receber os visitantes. Um dos pontos altos do evento será a homenagem ao campino, que ocorrerá na tarde de 1 de Julho, no largo do município, seguida de desfile equestre. Este ano o campino homenageado é Lúcio Isidro dos Santos, 83 anos, que dedicou 67 anos da sua vida à arte de lidar com o gado bravo. O Pampilho de Honra será concedido, a título póstumo, a Carlos Alves da Silva, conhecido como Carlos “Custódio”.
Quanto à música, destacam-se as actuações de Fernando Correia Marques, no dia 30 de Junho, do grupo Gipsy Kings, a 1 de Julho, e de Jorge Fernando no dia 2 de Julho. Os espectáculos prometem animar as Festas do Colete Encarnado naquela que foi apelidada pela autarquia de “cidade festival”. O Largo Pedro Vítor será transformado numa tertúlia ao ar livre com animação própria através do Palco Vila Franca. Os outros palcos tradicionais ganharam nomes específicos, como o Palco Tradições, no Jardim Constantino Palha, o Palco Marialva, no Mártir Santo e o Palco Sevilhanas.com, na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra. O Parque Urbano do Cevadeiro será utilizado para concertos e contará com roulottes de comes e bebes.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo