Cinco dias de festa no Porto Alto em honra de Nossa Senhora de Guadalupe
De 14 a 18 de Julho todos os caminhos vão dar ao Porto Alto. Némanus, Ruth Marlene e Jéssica Portugal, Romeros e Miguel Bravo são alguns dos convidados musicais. Sardinha assada gratuita, actuação de sevilhanas e ranchos folclóricos compõem o cartaz onde não faltam as largadas de toiros diárias.
Centenas de pessoas são esperadas nas Festas do Porto Alto, em honra de Nossa Senhora de Guadalupe, que decorrem de 14 a 18 de Julho. Durante cinco dias a localidade do concelho de Benavente vai ser palco de muita animação com artistas musicais, largadas de toiros, quermesse, divertimentos e procissão. Como é habitual, os festejos desenrolam-se junto à sede da Comissão de Festas. As barraquinhas com comes e bebes vão estar ao longo da rua com algodão doce, pipocas, farturas e bifanas.
Os festejos começam na sexta-feira, dia 14, pelas 17h30. Logo às 19h00 realiza-se a primeira largada de toiros. A componente sagrada dos festejos começa às 21h00 com a oração do terço, seguida da abertura da quermesse. Pelas 22h00 actuam as sevilhanas Las Hermosas e o grupo Alma Flamenca. Os Romeros actuam às 23h00 e por volta das 00h30 abre o espaço DJ’s com Tiago e Viegas a passar música. A primeira largada de toiros nocturna está marcada para às 01h00 e a festa prolonga-se no mínimo até às 03h00.
No segundo dia de festa a alvorada faz-se bem cedo. Pelas 8h00 de sábado, 15 de Julho, já se começam a preparar os campinos a cavalo e amadores para a prova de condução de cabrestos que está agendada para as 10h00. Depois de almoço é altura de visitar a quermesse, às 15h00, porque a partir das 16h00 começa o desfile etnográfico com campinos e lavradores a cavalo. Actuam o rancho folclórico e banda de música da Sociedade Filarmónica União Samorense (SFUS) e a fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Azambuja. Pelas 18h00 abre a feira de artesanato no mercado do Porto Alto. Às 19h00 dá-se mais uma largada de toiros e pelas 21h00 reza-se o terço.
A noite de sábado é a mais esperada, sendo distribuída sardinha, pão e vinho gratuitamente. Os fogareiros começam a ser acesos pelas 21h00 quando começam a actuar o Rancho da Casa do Povo da Conceição, de Faro, o Albandeio, de Alpiarça, e o Rancho Folclórico das Janeiras, da Glória do Ribatejo. A finalizar sobe ao palco o Rancho da Arepa do Porto Alto. Na antiga escola primária a noite é dedicada ao fado e no palco principal actua, às 23h00, Miguel Bravo seguido do DJ João Ildefonso, pela 01h30. Os toiros são largados pelo recinto às 02h00 e a festa continua pela noite dentro.
No domingo realiza-se um desfile de motas com o apoio da GM Família de Estrada e pelas 11h00 é largada uma vaca no recinto para os mais jovens. Após a abertura da quermesse acontece pelas 17h30 a eucaristia seguida de procissão em honra de Nossa Senhora de Guadalupe acompanhada pela banda da SFUS e a fanfarra dos Bombeiros de Azambuja. Às 22h00 Bruno China oferece um arraial aos festeiros e meia hora depois começa o concerto com Ruth Marlene e Jéssica Portugal. Nova largada às 00h00 e encerram as festividades.
O Concerto com GM, tributo aos Xutos e Pontapés, acontece na noite de segunda-feira, dia 17. Antes, às 22h00, decorre o concerto com a banda Ferro Velho. Nesse dia as largadas de toiros são às 19h00 e 00h30. Para o último dia, 18 de Julho, estão marcadas novas largadas para as 19h00 e 00h00. O palco prepara-se, a partir das 22h00, para receber os Némanus e os festejos terminam pela 01h00.