Especiais | 14-07-2023 16:00

Dentes fixos num dia

Dentes fixos num dia
REVISTA DE SAÚDE E BEM ESTAR
Diogo Baptista, director clínico da Denticare em Santarém

Diogo Baptista, director clínico da Denticare, em Santarém, com pós-graduação em Reabilitação Oral, pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, realça que uma das vantagens dos implantes carga imediata é a diminuição do tempo de reabilitação.

A colocação de implantes em carga imediata é uma prática frequente sendo validada por uma vasta investigação clínica que confirma a sua segurança e previsibilidade de resultados. Esta técnica consiste na colocação de coroas em acrílico fixas aos implantes. Deste modo, no mesmo dia da cirurgia são colocados dentes fixos devolvendo de imediato ao paciente o conforto, a estética e a função. Consiste num método passível de ser utilizado, se existir indicação clínica, tanto em casos de desdentados totais ou parciais, todos ou apenas um dente.
Terminada a fase de integração óssea dos implantes e após a cicatrização dos tecidos são feitos novos moldes e as coroas em acrílico são substituídas por coroas em materiais de elevada estética e resistência, como a cerâmica. Apesar das inúmeras vantagens associadas a este procedimento, nem todos os pacientes são candidatos à colocação de implantes em carga imediata. A opção por esta técnica deverá ser sempre precedida de um exame clínico e radiográfico criterioso, onde serão avaliadas as condições de cada paciente nomeadamente no que diz respeito à quantidade e qualidade óssea.
As vantagens dos implantes carga imediata são: diminuição do tempo de reabilitação; preservação das características orais do paciente; diminuição do tempo necessário para a colocação de implantes; colocação de dentes provisórios no dia de colocação dos implantes; diminuição da reabsorção óssea após a extracção e procedimento muitas vezes sem recorrer a enxertos ósseos.
A colocação dos implantes é feita normalmente com anestesia local e sem qualquer dor. O pós-operatório acontece de forma tranquila e qualquer desconforto é eliminado com o uso de analgésicos. A técnica mais vulgarmente utilizada é a All-on-4 e na Clínica Denticare, em Santarém, existe uma equipa cirúrgica de médicos especializados e experientes, aptos para encontrar a melhor opção de tratamento para cada paciente.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1672
    10-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1672
    10-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo