Especiais | 15-07-2023 09:00

Que disfunções levam as crianças a necessitar de reabilitação oral?

Que disfunções levam as crianças a necessitar de reabilitação oral?
REVISTA DE SAÚDE E BEM ESTAR
Joana Pita Soares, médica dentista - Coordenadora Clínica da Medicina Dentária na Clínica CUF Medicina Dentária Santarém

Quando falamos de saúde oral é inevitável pensar numa perspectiva integrativa na saúde geral. Joana Pita Soares, médica dentista - Coordenadora Clínica da Medicina Dentária na Clínica CUF Medicina Dentária Santarém, explica que disfunções levam as crianças a necessitar de reabilitação oral e, como tal, devem motivar a procura de ajuda de um especialista em Medicina Dentária.

Mastigação, respiração, deglutição e dicção são funções que estão relacionadas, evoluem e adaptam-se permitindo o desenvolvimento funcional e harmonioso da criança. No entanto, quando sofrem alterações, podem provocar anomalias de oclusão - ou seja, problemas dentários ou esqueléticos. Conheça algumas:
- Sucção digital “chuchar no dedo”– quanto mais prolongado for este hábito maior será o impacto oral. A pressão exercida pelo dedo e o posicionamento da mandíbula durante este processo provocam alterações ao nível dentário (desenvolvimento dos maxilares; mordidas abertas, profundas ou cruzadas) da língua, da orofaringe e de outras estruturas relacionadas.
- Sucção na chucha – está associada a um padrão de satisfação e relaxamento do bebé. O seu uso deve ser realizado por curtos períodos temporais e não deve ultrapassar os dois anos de vida da criança. A persistência deste hábito pode originar alterações na deglutição, no posicionamento dos dentes, na respiração, no desenvolvimento dos maxilares e da fala.
- Uso do biberão – é recomendável retirá-lo até aos dois anos e estimular a bebida através do copo ou chávena. A alimentação, através do biberão, impede uma estimulação sensório-
-motora adequada, originando deglutição atípica e alterações na formação das arcadas dentárias, na postura da língua e no palato.
- Distúrbios respiratórios – crianças com alergias ou hipertrofia dos adenoides apresentam dificuldade em respirar pelo nariz, desenvolvendo uma respiração oral, que pode prolongar-se no tempo e originar assimetrias faciais, problemas posturais, otites, má oclusão, défice de atenção, hipotonia labial, lingual e das bochechas e alterações no desenvolvimento da fala.
- Roer unhas – habitualmente associada a um padrão emocional da criança. Pode levar ao desenvolvimento de más oclusões.
Dentistas, pediatras, otorrinolaringologistas, alergologistas e terapeutas da fala têm um papel fundamental no diagnóstico e reabilitação da criança portadora destas disfunções. É desta forma, multidisciplinar, que articulamos a resposta na Clínica CUF Medicina Dentária Santarém, em estreita ligação com o Hospital CUF Santarém.
A especialidade de Ortodontia permite-nos, através de aparelhos fixos ou removíveis e sistemas de alinhadores estéticos, devolver função mastigatória, muscular e da articulação dos maxilares, estética dentária, aumento da auto-estima e adaptação social. Assim, damos a possibilidade da criança crescer com as suas funcionalidades orais adequadas e mais feliz.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo