Especiais | 24-08-2023 21:00

Certificação da Sopa da Pedra deu mais impacto à promoção da gastronomia de Almeirim

Certificação da Sopa da Pedra deu mais impacto à promoção da gastronomia de Almeirim
ESPECIAL SOPA DA PEDRA
Luís Manso, presidente da Confraria Gastronómica de Almeirim. fotoDR

Com a certificação da Sopa da Pedra pela Comissão Europeia no ano passado, registou-se um maior impacto na promoção deste prato típico de Almeirim, o que também tem facilitado a divulgação da restante gastronomia do concelho.

A Confraria Gastronómica de Almeirim, que organiza o Festival da Sopa da Pedra, tem trabalhado para, através desta especialidade, atrair mais visitantes para a cidade e assim também defender, divulgar e preservar o património cultural, histórico, etnográfico, enófilo e gastronómico de Almeirim.

A certificação da Sopa da Pedra de Almeirim como Especialidade Tradicional Garantida, há pouco mais de um ano, tem representado um “impacto muito maior”, na promoção do prato tradicional a nível nacional e internacional, segundo revela o presidente da Confraria Gastronómica de Almeirim, Luís Manso. A entidade, que organiza anualmente o Festival da Sopa da Pedra, tem também notado que este tem sido também um elemento “facilitador pelo lado positivo na apresentação de outros produtos da região”.
Na nona edição do festival, que tem crescido e que este ano espera aumentar o número de visitantes, também quer aumentar o impacto nacional e à boleia disso aumentar a importância de toda a gastronomia do concelho de Almeirim. Para Luís Manso, a certificação da Sopa da Pedra, cujo registo foi entregue na inauguração do evento no ano passado pelo representante português na Comissão Europeia, Daniel Rosário, surgiu de uma forma natural “como resultado de um trabalho que vem sendo realizado pelos almeirinenses, município e profissionais da área da restauração ao longo dos anos”.
O presidente da Confraria Gastronómica de Almeirim realça que o trabalho da entidade tem desde a sua fundação, em 2004, não se cinge unicamente à importância da Sopa da Pedra, salientando que esta tem “defendido, divulgado e preservado o património cultural, histórico, etnográfico, enófilo e gastronómico de Almeirim”, reconhecendo que a especialidade gastronómica mais conhecida de Almeirim tem sido a Sopa da Pedra. “As acções da confraria têm sido imensas tanto a nível nacional como no estrangeiro e continuam com um ritmo intenso”, realça Luís Manso.
A confraria tem sido convidada ao longo dos anos para estar presente em diversos eventos, muitos deles com a presença de Sopa da Pedra de Almeirim. Luís Manso salienta que o acto de servir sopa em eventos não é a finalidade da confraria, que leva a Sopa da Pedra a iniciativas “com a intenção de dar a conhecer uma experiência gastronómica de qualidade” e para que se “crie um laço com quem a degusta, de forma a virem visitar Almeirim”.
Esperando que o festival possa dar continuidade ao sucesso das edições anteriores, a confraria refere que com este evento se pretende “proporcionar boas experiências e dar uma excelente satisfação aos visitantes, assim como também proporcionar uma melhor visibilidade dos expositores”. Para esta edição a organização decidiu mudar a disposição (layout) do festival do espaço. “Conseguimos um cartaz de espectáculos que nos parece acertado com um cariz mais nacional e inclusivamente convidámos outras confrarias a virem a Almeirim mostrar as suas iguarias”, explica o presidente da Confraria Gastronómica de Almeirim.

Certificação é importante para salvaguardar o prato tradicional

Na entrega do diploma de Bruxelas, que comprova a certificação, no festival de 2022, o então responsável pela confraria, Rui Figueiredo, destacou durante a cerimónia que o processo foi moroso e deu trabalho, mas que “é importante para a salvaguarda da especialidade gastronómica”. O presidente da câmara, Pedro Ribeiro, destacou a importância da certificação na protecção deste produto específico da cidade e na promoção das suas características únicas e dos específicos modos de produção tradicionais. O processo foi desenvolvido em articulação entre a câmara, a confraria e os restaurantes através da Associação de Restaurantes de Sopa da Pedra de Almeirim, criada em 2017. O prato típico foi certificado em 20 de Junho de 2022, no dia em que se assinalou os 31 anos de elevação de Almeirim a cidade.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo