Especiais | 31-08-2023 15:00

“Agricultores não deviam ter que vender abaixo do custo de produção”

“Agricultores não deviam ter que vender abaixo do custo de produção”
ESPECIAL AGROGLOBAL
Alcides Catroga é o proprietário da empresa de produção agrícola Alcides Catroga Lda, com sede em Alpiarça

Alcides Catroga é gerente da empresa de produção agrícola de Alpiarça com o seu nome.

Alcides Catroga, proprietário da empresa de produção agrícola, Alcides Catroga, Ldª, com sede em Alpiarça, vai estar na Agroglobal, em Santarém, embora a sua empresa não tenha nenhum espaço próprio.
Cultivando anualmente 600 hectares de horticultura, com preparação e embalamento de toda a produção para distribuição em grandes superfícies, mercados abastecedores, retalhistas, restauração singular e colectiva, a Alcides Catroga Ldª, recebeu diversos convites de clientes seus que vão estar na Agroblobal e o gerente vai aproveitar para perceber se a mudança, de Valada do Ribatejo para o CNEMA, foi benéfica.
Para já dá o benefício da dúvida aos novos organizadores mas não esconde a sua preferência. “Se o CNEMA/CAP mantiver a ideia principal da feira creio que pode resultar, mas este novo conceito começa a fugir um pouco à ideia base da Agroglobal como uma feira feita no campo, no meio da terra, dos cultivos, onde todos os visitantes podiam ver e até experimentar diversas maquinarias agrícolas e não só”, justifica.
Em Junho a CAP não convidou a ministra da Agricultura para a Feira da Agricultura. Alcides Catroga não concordou e deseja que a governante seja convidada para a Agroglobal.
“A ministra da Agricultura deveria, além de ser convidada para todo o tipo de feiras agrícolas, estar presente nas mesmas e interagir mais com as empresas agrícolas. Não nos podemos esquecer que a agricultura é um dos principais sectores económicos do nosso país e que diariamente atravessamos inúmeros desafios para podermos levar este tão difícil sector para a frente”, sublinha.
Sobre as dificuldades refere as provocadas por factores climatéricos constatando que houve alterações significativas a esse nível nos últimos anos e refere consequências.
“Um dos desafios mais difíceis que estamos a enfrentar e que pode piorar é a falta de água. A gestão das regas e o controlo dos gastos de água cada vez são mais importantes e cada vez mais tentamos que tudo isso seja praticado. E há grandes oscilações de preços de vendas em todos os produtos hortícolas devendo os mesmos ser tabelados com um valor mínimo de forma a que nunca um agricultor tenha de vender abaixo do seu custo de produção”.
A Alcides Catroga Ldª conta com um moderno parque de máquinas que abrange todo o ciclo de produção, desde a mobilização e preparação do solo, passando pela sementeira/plantação, fertilização e colheita até ao transporte. Possui um armazém de embalamento e processamento de frutas e legumes com uma larga capacidade de frio. Batata, cenoura, cebola, brócolos, couve, milho, morango, melão e melancia são os principais produtos que produz e vende.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1664
    15-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1664
    15-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo