Especiais | 01-09-2023 18:00

Bênção dos barcos avieiros é momento alto das festas da Póvoa

Bênção dos barcos avieiros é momento alto das festas da Póvoa
ESPECIAL PÓVOA DE SANTA IRIA
Centenas de pessoas assistem todos os anos à passagem da Nossa Senhora da Piedade no rio Tejo na bênção dos avieiros

Centenas de pessoas assistem todos os anos à passagem da Nossa Senhora da Piedade no rio Tejo. A bênção dos barcos avieiros é uma das tradições mais antigas das festas da Póvoa de Santa Iria e uma das mais aguardadas pela população.

A Associação Cultural Avieiros da Póvoa de Santa Iria (ACAPSI) está a preparar um dos momentos altos das festas em Honra de Nossa Senhora da Piedade. A bênção dos barcos avieiros no rio Tejo é já um marco por ocasião dos festejos. Este ano os proprietários das embarcações são convidados a participar na bênção dos barcos a partir do cais da zona ribeirinha da Póvoa. Será no dia 2 de Setembro pelas 21h30.
O momento de grande religiosidade é acompanhado por um espectáculo de fogo e luz a que assistem centenas de pessoas nas margens do rio. Alinhados na água, os avieiros aguardam a passagem da embarcação que carrega a imagem da Nossa Senhora da Piedade, padroeira da cidade.
No dia 1 de Setembro, pelas 21h00, o grupo de marchas, danças e cantares das Mulheres Avieiras vai actuar na noite de folclore. Para além do grupo “da casa” vão dançar o Rancho Folclórico do Centro Social Cultural do Bom Sucesso, os Camponeses do Grupo Desportivo de Santa Eulália e os Alegres Bragadenses.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1665
    22-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1665
    22-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo