Especiais | 07-12-2023 15:00

Na Feira de Pernes tradicionalmente estabelecia-se o preço do azeite

Na Feira de Pernes tradicionalmente estabelecia-se o preço do azeite
ESPECIAL FEIRA DE PERNES
Animação e convívio são um forte atractivo da feira que noutros tempos também servia para fixar o preço do azeite

População envolve-se na organização e usufruto de uma feira que este ano decorre de 7 a 10 de Dezembro, e que começou a ser feita há 360 anos.

A Feira de Pernes, cuja origem remonta a 1663, está de volta àquela freguesia do concelho de Santarém, onde decorrerá de 7 a 10 de Dezembro. Sendo tradicionalmente uma feira ligada ao mundo rural e à agricultura, era a última do ciclo de feiras anuais na região e tinha a particularidade de ser ali que costumava ser fixado o preço do azeite, significando indirectamente, que em ano de boa colheita havia uma boa feira.
Agora, com o azeite ao preço do ouro, como se diz popularmente, e com os preços fixados longe dos produtores, a Feira de Pernes não tem a mesma importância a esse nível mas mantém o seu espírito de grande acontecimento regional, envolvendo a população e atraindo centenas de pessoas de outros lugares.
A feira actual é mais que uma feira, tendo na animação e convívio um forte atractivo. E a população, nomeadamente através das suas colectividades gosta de estar envolvida na organização e no usufruto da mesma.
Na Tasquinha da Música Nova e do Atlético são servidos o jantar de dia 7, quinta-feira, e os almoços e jantares de 8, 9 e 10. Na Música Velha, a outra colectividade, com entrada livre, decorrerá o baile de dia 7, a partir das dez da noite, com João Louro e bailarinas, seguido de música pelo DJ Tojo. No dia seguinte actuam os Dizplay seguidos do DJ Agrirui.
Na tarde de sexta-feira 8 de Dezembro, feriado, há música popular na feira com o grupo Tons da Serra. No Largo do Rossio vão também ser instalados carrinhos de choque e insufláveis.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1652
    21-02-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo