Especiais | 19-05-2024 07:00

Feira de Maio em Azambuja exalta tradições ribatejanas

Feira de Maio em Azambuja exalta tradições ribatejanas
ESPECIAL FEIRA DE MAIO
Estão prometidos cinco dias de animação na vila de Azambuja

Conhecida como a mais castiça das festas do Ribatejo, a Feira de Maio está de volta a Azambuja entre 23 e 27 de Maio, prometendo levar milhares de pessoas às ruas da vila ribatejana. Los Romeros e Richie Campbell são as figuras de destaque do cartaz musical.

A centenária Feira de Maio está de regresso à vila de Azambuja, entre os dias 23 e 27 de Maio com um programa diversificado que inclui actividades equestres, gastronomia, artesanato, concertos, desfile de tertúlias, largadas e corrida de toiros. Um dos momentos altos do certame é a homenagem ao campino Francisco Manuel Silva, mais conhecido por Xico das Várzeas, um dos que participa há mais anos na feira e que tem dedicado a sua vida à criação do toiro bravo. O momento solene, que acontece na manhã de domingo, 26 de Maio, pretende de igual forma reconhecer publicamente o valor de todos os campinos. No mesmo dia decorre a tradicional corrida de toiros à portuguesa, pelas 16h30, na Praça de Touros Dr. Ortigão Costa.
A inauguração oficial ocorre a 23 de Maio, pelas 17h00, na Praça do Município e contará com a participação de campinos, elementos das tertúlias e ainda a Fanfarra da Associação dos Bombeiros Voluntários de Azambuja. A fechar o dia, terá lugar o concerto com o grupo Los Romeros, no Jardim Urbano Dr. Joaquim António Ramos.
Nas ruas da vila, refere o município em comunicado, as cinco largadas de toiros continuam a constituir a grande atracção do evento, fazendo as delícias dos mais aficionados e dos milhares de visitantes. Isto, sublinha a autarquia, sem esquecer as tertúlias que abrem as portas a quem queira refrescar a garganta ou petiscar, e ainda a ornamentação bem garrida e castiça de fachadas e janelas que tornam a feira genuína.
Para a noite de sexta-feira, 24 de Maio, está reservado o desfile dos campinos com o gado à luz de archotes, a partir das 21h00, seguido da emblemática espera de toiros e largada nocturna. Após a recolha dos toiros, já para lá da meia-noite, inicia-se a distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho em diversos pontos centrais da vila, com animação garantida com vários grupos de baile, como o Grupo D’vinus, no Largo do Rossio e Solo Así, no Largo de Palmela.
O Dia do Cavalo, sábado, será dedicado às actividades equestres, com o Concurso de Modelo e Andamentos - Classe Éguas Afilhadas, no Centro Hípico Lebreiro, às 14h30; com a prova de perícia de campinos e as provas de condução de jogos de cabrestos, a partir das 15h00, na Rua Engenheiro Moniz da Maia. A partir das 21h30, anuncia-se o tradicional passeio livre a cavalo, pelas ruas da vila e com visita a várias tertúlias. Pelas 23h00 realiza-se o concerto com o artista português Richie Campbell, no jardim urbano, e pelas 00h30 a Festa dos Anos 80 da Tertúlia CCM, na Praça do Município.
A manhã de segunda-feira, 27 de Maio, é dedicada às crianças com a iniciativa Feira na Vila, que inclui actividades de animação para alunos do 1.º ciclo e ensino especial. Durante a tarde são entregues diplomas e prémios às melhores ornamentações e realiza-se a última largada de toiros. À meia-noite, um espectáculo de fogo-de-artifício dá por encerrada a Feira de Maio de 2024. O programa completo pode ser visto na página da Câmara de Azambuja na Internet.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo