Especiais | 23-05-2024 12:00

Cidade moderna e em renovação Torres Novas volta a recriar tempos antigos

Cidade moderna e em renovação Torres Novas volta a recriar tempos antigos
ESPECIAL FEIRA MEDIEVAL
Torres Novas recebe Feira de Época de 29 de Maio a 2 de Junho

Feira de Época decorre entre o castelo, a muralha fernandina e várias igrejas, de 29 de Maio a 2 de Junho, tendo como assunto principal a atribuição pelo rei Afonso III de uma Carta de Feira em 1273.

O centro histórico de Torres Novas volta a receber as Memórias da História. De 29 de Maio a 2 de Junho, os visitantes vão poder ter uma ideia de como era viver na época medieval, através do trabalho de recriação feito por dezenas de artistas e figurantes.
Este ano, o tema escolhido foi a atribuição da autorização para a realização de feiras, a Carta de Feira, pelo rei Afonso II, à cidade, em 1273. A zona do castelo, a praça 5 de Outubro ou a muralha fernandina, o património religioso situado nas imediações, bem como a malha urbana que os interliga e o rio Almonda, que atravessa a cidade e, envolvendo o castelo, conferem à reconstituição um cenário único.
Quanto ao visitante, poderá encontrar e conviver com a modéstia do povo medieval nos seus ofícios e lavouras do dia-a-dia, em inúmeros espaços fascinantes criados para o efeito.
Na nota de imprensa, é descrita a situação histórica que serve de fundo à Feira “Afonso III reinava em Portugal há cerca de 30 anos. Após várias contendas com o seu já falecido irmão, D. Sancho II, e depois da conquista definitiva do Algarve, pacificou o território e pôs fim às lutas com Castela, casando com D. Beatriz, filha de Afonso X de Castela.”.
Lisboa era a capital do reino e tinha sido mandada cunhar nova moeda. Como forma de contribuir para o desenvolvimento económico das terras e de dar coesão ao território, foi mandado que se fizessem feiras e Torres Novas recebeu então, tal como outras localidades, a sua Carta de Feira.
Visitas guiadas, oficinas e ateliers em torno dos ofícios da época, entre muitas outras experiências inesquecíveis, estão ao dispor de todos os que visitarem Torres Novas, para desfrutar daquele interessante cenário.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo