Especiais | 06-06-2024 10:00

Feira Nacional de Agricultura anima Santarém durante nove dias

Feira Nacional de Agricultura anima Santarém durante nove dias
ESPECIAL FEIRA DE AGRICULTURA
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, é presença habitual na inauguração da Feira Nacional de Agricultura, em Santarém

A Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo está de regresso ao Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, onde é realizada há 30 anos depois de ter deixado o planalto citadino. O Presidente da República volta a marcar presença na inauguração, a 8 de Junho.

A Feira Nacional de Agricultura (FNA)/Feira do Ribatejo começa sábado, 8 de Junho, em Santarém, e vai contar mais uma vez com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na inauguração. Quem também vai estar este ano é o ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, e a ministra do Ambiente e da Energia, Maria Graça Carvalho. No ano passado, a organização liderada pela CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, optou por não convidar qualquer membro do Governo, numa manifestação de descontentamento face às políticas implementadas para o sector.
A edição de 2024 foi pensada para celebrar os 70 anos da Feira do Ribatejo, o 60.º aniversário da Feira Nacional de Agricultura e os 30 anos de actividade do CNEMA (Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas). Para o efeito, e com o objectivo de dar as boas-vindas aos visitantes, o grande átrio de acesso ao edifício vai exibir uma exposição retrospectiva sobre o percurso histórico do evento, recorrendo a fotografias de época, cartazes das várias edições e um documentário que retrata a evolução da feira nos últimos 50 anos.
O dia 14 de Junho é dedicado ao município de Santarém, com a câmara a oferecer bilhetes aos moradores do concelho e a realizar várias iniciativas ao longo do dia com várias actuações de grupos e bandas musicais, espectáculos de acordeão, danças com ranchos folclóricos, malabarismos, ginástica, entre outros. O dia 11 de Junho tem entrada gratuita para todos os visitantes.

Corridas de campinos e largadas de touros
Corridas de campinos e largadas de touros são algumas das actividades que exaltam as tradições ribatejanas ligadas à festa brava e que não podem faltar no programa. Tal como os concertos musicais que atraem muita juventude e gente de outras paragens. Este ano, os Excesso, Os Quatro e Meia, Dioço Piçarra e David Antunes e convidados são algumas das propostas.
Com as relações normalizadas entre a CAP e o Governo, a FNA realiza-se este ano num ambiente mais pacífico em termos institucionais. O certame decorre no CNEMA de 8 a 16 de Junho e tem este ano como tema a pecuária extensiva, uma actividade sustentável e rentável, cada vez mais importante no sector agrícola nacional. Na apresentação da edição deste ano da FNA, Luís Mira, secretário-geral da CAP e administrador do CNEMA, salientou que a pecuária extensiva ocupa 64% da superfície agrícola útil em território nacional. “O objectivo da escolha deste tema é chamar a atenção dos cidadãos portugueses, dos políticos e do sector para a importância da pecuária extensiva (…). É uma actividade determinante para a sustentabilidade do país e para a preservação dos espaços rurais”, disse.
Nos claustros, um dos espaços mais emblemáticos do CNEMA, vão estar presentes associações de raças autóctones e empresas ligadas à pecuária que irão dinamizar iniciativas relacionadas com o sector. Uma das grandes novidades na edição deste ano diz respeito à criação de um espaço exclusivamente dedicado aos mais novos, com o objectivo de ensinar às novas gerações a importância do sector agropecuário através de uma série de actividades educativas sobre a agricultura, a alimentação e o equilíbrio do meio ambiente.

Transporte gratuito entre a cidade e o CNEMA

O bilhete para um dia na FNA custa oito euros e as cadernetas de 10 bilhetes custam 55 euros, estando à venda até 7 Junho. O livre-trânsito custa 25 euros e permite visitar a feira a qualquer hora e várias vezes por dia. Continua a haver transporte gratuito de autocarro entre a cidade e o CNEMA.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo