Especiais | 13-06-2024 08:00

Os rostos do poder local da área de intervenção de O MIRANTE

Os rostos do poder local da área de intervenção de O MIRANTE

Guia Autarcas e Autarquias relativo ao mandato 2021/2025, para fazer justiça às centenas de cidadãos que elegemos democraticamente.

O Guia Autarcas e Autarquias da área de influência de O MIRANTE, que engloba os 21 concelhos do distrito de Santarém, mais os concelhos de Azambuja e Vila Franca de Xira, do distrito de Lisboa, é um documento único e valioso.
Dá a conhecer a todos os cidadãos eleitos democraticamente para os executivos das câmaras municipais, nomeadamente presidentes e vereadores, bem como os presidentes de junta de freguesia e presidentes das assembleias municipais, para o mandato 2021/2025.
Se, em freguesias pequenas, os eleitos locais são conhecidos da maioria das pessoas, nem sempre o mesmo acontece quando se trata de juntas de freguesia muito populosas, assim como de assembleias e câmaras municipais. Ao divulgarmos os cerca de 400 rostos e respectivos nomes dos que escolhemos para nos representarem, nesta vasta área geográfica, prestamos um serviço à democracia e fazemos justiça a quem se disponibilizou para trabalhar pelo bem comum.
Independentemente dos partidos e movimentos políticos pelos quais se candidataram, e do melhor ou pior desempenho dos cargos, todos merecem o nosso reconhecimento. Sem a sua disponibilidade o poder autárquico democrático não existia.
Os nossos autarcas não são conhecidos nem mediáticos. Nem mesmo quando recebem nos seus municípios primeiros-ministros, ministros, secretários de Estado ou presidentes da República, são mencionados nos órgãos de comunicação social de Lisboa.
Se há uma obra importante para a comunidade a ser inaugurada, o assunto principal nos noticiários são as declarações dos políticos e as respostas que dão uns aos outros através de televisões e jornais; as frases sonantes criadas pelos seus gabinetes de imagem. O poder local e o trabalho que se faz na região.... é paisagem. Quando muito aparecem nos programas de variedades que pagam para ter nas suas terras, a falar de fugida de coisas importantes, entre artistas mais ou menos irrelevantes, apresentadores a divulgarem até à náusea os números de telefone para um qualquer concurso. Mas são eles que lidam com os problemas do nosso quotidiano. E é através desta iniciativa de O MIRANTE que ganham outra visibilidade. A visibilidade que merecem pela sua dedicação à causa pública. Para além dos nomes e fotografias dos eleitos, traçamos um perfil de cada um dos 23 presidentes de câmara, com base no trabalho que os jornalistas de O MIRANTE desenvolvem em cada um dos municípios.
O Guia Autarcas e Autarquias é um documento que ajuda a fazer a história do poder local na nossa área geográfica e terá apresentação pública em vários concelhos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo