Especiais | 27-06-2024 12:00

Colete Encarnado com espaço para as famílias e reforço nos transportes

Colete Encarnado com espaço para as famílias e reforço nos transportes
ESPECIAL COLETE ENCARNADO
Colete Encarnado aposta no espaço família e reforço no transporte e segurança

A Festa do Colete Encarnado está de regresso a Vila Franca de Xira de 05 a 07 de Julho. Uma das novidades vai para o espaço família, que terá fraldário e zona de amamentação, mais transportes gratuitos e segurança.

A cidade de Vila Franca de Xira recebe entre 05 e 07 de Julho a 92.ª edição da Festa do Colete Encarnado, uma das mais emblemáticas do Ribatejo. O programa mantém a tradição com destaque para a vertente tauromáquica, em que são homenageados os touros, cavalos e campinos. Um dos momentos altos da festa acontece na tarde do dia 06 de Julho, com a homenagem à figura do campino, realizada no largo do município, a que se segue um desfile de cavalos e uma espera e largada de touros. O campino de Benavente, Joaquim Júlio, conhecido por Matateu, é o homenageado este ano.
A nível musical os destaques vão para as actuações de David Carreira, Ricardo Ribeiro e Marco Rodrigues, a banda Anjos e Sangre Ibérico, com entrada gratuita. O palco principal vai manter-se no Parque Urbano do Cevadeiro, apesar das criticas dos comerciantes o ano passado. Questões de segurança, tendo em conta a afluência de público, estão na origem da mudança. De referir que os concertos neste palco vão ter interpretação de Língua Gestual Portuguesa.
Largadas e corridas de touros, animação musical, tertúlias, sardinha assada, street food e fogo-de-artifício compõem o programa do certame. O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, assegurou que o município está absolutamente preparado para receber as pessoas, sendo esperados milhares de visitantes nos três dias da festa, com o objectivo de superar os cerca de 300 mil visitantes da edição anterior. A novidade este ano vai para o espaço para a família, que vai ficar localizado junto ao tribunal, para momentos de pausa para quem tem bebés ou crianças pequenas e inclui um espaço para amamentação e troca de fraldas.
Esta edição, além da equipa médica e de enfermagem, a cidade vai ter uma viatura de socorro em permanência, a par da vigilância das autoridades policiais e do Serviço Municipal de Protecção Civil.
Recorde-se que as ruas ficam fechadas ao trânsito mas os autocarros shuttles gratuitos foram reforçados e vão circular entre as 17h00 e as 05h00, com partidas (e regresso) a cada meia hora da Castanheira do Ribatejo e Povos, a norte; e de Vialonga, Póvoa de Santa Iria, Alverca do Ribatejo e Alhandra, a sul, com paragens junto a locais com grandes estacionamentos.
Vai haver ainda comboio especial, grátis, nas madrugadas de 06 e 07 Julho, com partida às 3h20 de Vila Franca de Xira e com paragem em todas as estações e apeadeiros até Lisboa/Santa Apolónia. Reconhecida em 2020 como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa, a Festa do Colete Encarnado recebeu, em 2024, o Prémio 5 Estrelas Regiões na categoria de Festas, Feiras e Romarias.

A Caminho do Colete

A semana antes da Festa do Colete Encarnado é “um aquecimento” para os dias que seguintes, disse Fernando Paulo Ferreira.
A Caminho do Colete decorre de 29 de Junho a 3 de Julho com Tertúlias na Rua Almirante Cândido dos Reis e Rua Dr. Manuel de Arriaga. Novilhada popular, apresentação do novo disco “Fado Marialva do Campo à cidade” e “À Conversa com campinos” são outras das iniciativas previstas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo