Especiais | 06-07-2024 16:00

CENFIM: Excelência na Formação 

CENFIM: Excelência na Formação 
ESPECIAL ENSINO
José Frias Gomes*

As melhores oportunidades, no mercado de trabalho, colocam-se às pessoas mais qualificadas.

As melhores oportunidades, no mercado de trabalho, colocam-se às pessoas mais qualificados, pelo que, quem procura formação no CENFIM, objectivo adquirir uma formação de excelência que possibilite aceder a uma profissão no sector da Indústria, procurando realizar-se não só profissionalmente, mas também ao nível pessoal.
O sector da metalurgia e electromecânica, é a base onde nos posicionamos, englobando subsectores que vão desde a concepção, fabricação e manutenção de bens de equipamento, nomeadamente maquinaria pesada ou ligeira, serviços de suporte à própria industrial ou mesmo a outros sectores, como é o caso do sector da saúde, energia, transportes, destacando aqui o sector automóvel ou mesmo a construção aeronáutica. O CENFIM actua em sectores de referência, sujeitos a elevados níveis de concorrência, diferenciação técnica e exigência por via da respectiva exposição, em mercados internacionais. Neste contexto e para que possa materializar um serviço de formação de excelência, o CENFIM desenvolveu uma aprofundada ligação às empresas e ao tecido produtivo.
As Empresas, seja qual for a sua dimensão, são os pilares da economia, criam valor e suportam o enriquecimento social e económico, daí o cuidado muito especial, nomeadamente no domínio das respostas em matéria de apoio a soluções de (re)qualificação dos ativos humanos.
A empregabilidade dos nossos formandos, podemos afirmar, é total. Esta realidade tem a ver com o facto de desenvolvermos processos de qualificação com elevadíssimos padrões de qualidade técnica, sem descurar a componente comportamental, dimensão esta sustentada no cumprimento de compromissos e assunção de responsabilidades, a par de uma ambição permanente de melhoria contínua. A preocupação de qualidade, na formação que desenvolvemos, encontra-se amplamente espelhada nos múltiplos prémios nacionais e internacionais, seja de âmbito europeu ou no contexto mundial, que os nossos formandos vêm conseguindo, nos múltiplos concursos de profissões em que participam.
Por tudo isto, bem como pelo reconhecido contributo ao sistema de educação e formação, do nosso país, que vimos dando cumprimento à nossa missão.

Novos cursos em Setembro
O Núcleo do CENFIM de Santarém, vai iniciar em Setembro cursos para jovens, com equivalência ao 9º e ao 12º ano. O curso de Electromecânica, de equivalência ao 9º ano (Nível 2), direccionado a jovens com idade igual ou superior a 15 anos, com o 6º ou 7º anos concluídos ou frequência do 8º ano, tem a duração de 2366 horas com 210 horas de estágio incluído. O Curso de Manutenção Industrial, com equivalência ao 12º Ano (Nível 4), direccionado a Jovens com o 9º ano concluído, com a duração de 4145 horas com 1500 horas de estágio incluído (300h no 1º ano, 450h no 2º ano, 750h no 3º ano). O Curso de Especialização Tecnológica (Nível 5) – Tecnologia Mecatrónica, direccionado a jovens ou adultos com o 12º Ano concluído, com a duração de 1560 horas, com 535h de estágio, com subsídio de transporte e 6 euros de subsídio de Refeição por dia. Os dois primeiros cursos têm como apoios sociais: passe pago na totalidade, bolsa de formação de 50 euros mensais, subsídio de refeição de 6 euros por dia e possibilidade de subsídio de alojamento no valor de 152 euros por mês.
* Director do Núcleo Cenfim Santarém

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo