São Miguel Arcanjo é padroeiro de Marinhais
As Festas em Honra de São Miguel Arcanjo decorrem até dia 5 de Agosto em Marinhais. O programa é multifacetado e conta com concertos, tasquinhas, exposições de artesanato e de actividades económicas, bailes e cerimónias religiosas.
A vila de Marinhais, no concelho de Salvaterra de Magos, está em festa entre os dias 31 de Julho e 5 de Agosto. As Festas em Honra de São Miguel Arcanjo constituem um marco do calendário festivo da freguesia e um ponto de encontro e de diversão. José Cid, Emanuel Moura e Quina Barreiros são alguns dos artistas musicais que vão estar em palco para animar a plateia.
Todos os dias há tasquinhas, exposições de artesanato e empresas, baile e espaço jovem com DJs. Para dia 1 de Agosto está programado um desfile às 20h45 desde a Igreja Nova até ao recinto de festas. Nessa noite actuam os ranchos de Vale da Pedra, Glória do Ribatejo e Marinhais. Na sexta-feira, 2 de Agosto, actuam AJ Dance Crew e Andrade Dance Academy e às 22h00 há sardinhada. Emanuel Moura sobe a palco às 23h00. Sábado os destaques musicais vão para o espectáculo do artista local Neiva, às 21h00, seguido da Banda Red e do Tributo ao Rock Português.
Pela manhã de domingo, 5 de Agosto, realiza-se uma aula de zumba, uma caminhada e o peditório da comissão de festas. A tarde é dedicada às celebrações religiosas dedicadas ao padroeiro, que começam com uma missa pelas 17h00, seguida de procissão, desfile de fogaças e leilão das mesmas. A animação à noite começa com a actuação dos grupos de dança O Batuque, MC Company e Sabor Flamenco, seguindo-se Quina Barreiros.
Na segunda-feira, a manhã é dedicada a cavalhadas e jogos tradicionais. À noite actuam os Johnny Shaker Band e José Cid, que encerra o programa de concertos com chave de ouro. A bandeira é entregue à nova comissão às 01h00, ao mesmo tempo que começa a festa da espuma no espaço jovem.
São Miguel Arcanjo, guardião e guerreiro
São Miguel é considerado o guardião celeste, o príncipe e guerreiro que defende o trono celestial. Ele é também designado como defensor e protector do Povo de Deus e Padroeiro da Igreja Católica. São Miguel Arcanjo é o chefe supremo do exército celestial, dos anjos que são fiéis a Deus. É conhecido também como o Arcanjo da justiça e Arcanjo do arrependimento e o grande combatente e vencedor das forças do mal. O seu nome é citado três vezes nas Sagradas Escrituras. O culto a São Miguel Arcanjo está presente na Igreja desde os primórdios.