Uma clínica que nasceu do sonho de dois irmãos que evitam que muitos doentes cheguem ao bloco operatório
Em 2017, os irmãos Jorge Oliveira e João Francisco Oliveira abriram as portas da clínica Oliveira Saúde, em Benavente. O início do negócio foi marcado pelo elevado volume de pacientes, que encontraram no espaço uma resposta diferenciada e de qualidade para as suas patologias. Osteopatia, fisioterapia, ortopedia e cirurgia vascular são algumas das especialidades oferecidas pela clínica, que atende cerca de seiscentas pessoas por mês.
Jorge Oliveira iniciou a carreira aos 22 anos após ter concluído a licenciatura em Fisioterapia. Trabalhou em clínicas, mas lidava mal com o volume de pacientes, que não permitia garantir a prestação de um serviço de qualidade. Por isso não hesitou e formou-se em Osteopatia enquanto mantinha a actividade de fisioterapeuta. O foco numa abordagem holística foi a resposta que encontrou face às limitações que observava nas clínicas. Após anos a trabalhar em Vila Franca de Xira, Coruche e Samora Correia, decidiu abrir a sua própria clínica em Benavente, em 2017, incentivado pelo irmão, João Francisco Oliveira, ortopedista, com quem trabalha em complementaridade.
Antes de arriscar no negócio familiar impôs três condições ao irmão e que foram atendidas. Uma delas era que João Francisco Oliveira assumisse o cargo de director clínico, fizesse infiltrações ecoguiadas e prescrevesse fisioterapia para os seguros, para que os doentes pudessem ser reembolsados. “Se não fosse ele eu acho que nunca abriria uma clínica. Não nasci com visão empresarial e não gosto de arriscar”, assume Jorge Oliveira. Quando a OliveiraSaúde abriu teve logo um volume grande de trabalho. Mas nestas áreas o que conta é a confiança e o “passa palavra”. É raro aparecer um doente na clínica que nunca tenha ouvido falar dos profissionais de saúde que lá trabalham. “Tratar pessoas conhecidas é mais exigente e a responsabilidade é maior. Temos de dar uma boa resposta”, vinca o osteopata.
Para Jorge Oliveira replicar a qualidade dos serviços que são prestados em Benavente e expandir para outras localidades não faz sentido. Dependeria de encontrar profissionais igualmente qualificados e comprometidos, o que actualmente é um desafio devido à crescente procura de profissionais por parte das clínicas e hospitais privados. Humildade, tolerância e paciência para ouvir as pessoas, são valores dos quais não abdica e que têm contribuído para o sucesso da clínica. A OliveiraSaúde recebe cerca de 600 pacientes por mês, dos quais 100 apenas nas áreas de fisioterapia e osteopatia. Além destas especialidades, o centro oferece serviços de dermatologia, pneumologia, psiquiatria, psicologia, otorrinolaringologia e cirurgia vascular.
Jorge Oliveira trabalha 13 horas por dia e é impensável acumular mais horas noutro espaço. Os serviços são valorizados pelo paciente por causa da relação de confiança e proximidade que se estabelece. Nas consultas de osteopatia, por exemplo, acaba por ser um ouvinte. Enquanto realiza as manobras no corpo do paciente a conversa desenrola-se. Quando começaram a trabalhar juntos os irmãos Oliveira eram competitivos e tinham discussões acaloradas. Na memória ficam os almoços que irritavam a mãe porque durante uma hora o tema era anatomia. Hoje o diálogo entre ambos é feito quase no silêncio através dos relatórios e em cada cem casos têm opinião unânime em cerca de 90.
Os maiores desafios são lidar com a degeneração e o insucesso das intervenções devido ao processo normal de envelhecimento dos doentes. Mas devido à complementaridade entre ortopedia e a osteopatia 90% a 95% dos pacientes da OliveiraSaúde não caem no bloco operatório. Um dos recursos antes da operação são as infiltrações ecoguiadas em que através da hidrocortisona se consegue reduzir ou acabar com a dor e os processos inflamatórios. “Um paciente que fica contente e tem resultados nunca mais deixa de vir aqui. É como quando se vai a um cabeleireiro e se gosta”. A avaliação que é feita semanalmente a alguns doentes seguidos na clínica por parte do ortoprotésico tem sido um sucesso. Jorge Oliveira andou vários anos à procura de um médico da especialidade até que encontrou um especialista.
Oliveira Saúde nasceu do sonho de dois irmãos
Pela clínica Oliveira Saúde passam mensalmente cerca de 600 pacientes, divididos entre os serviços de fisioterapia, osteopatia, num total de mais de dez especialidades médicas para responder à comunidade de forma integral e personalizada. A clínica também dispõe de consulta de osteopatia pediátrica, uma valência que tem vindo a crescer e que já é referenciada por pediatras. Devido à oferta que tem, a Oliveira Saúde já recebeu bebés com cinco dias de vida até à utente mais velha com 97 anos.
Com um volume de facturação anual entre 250 a 300 mil euros, a OliveiraSaúde conta com duas funcionárias administrativas que garantem o funcionamento dos serviços de segunda a sexta-feira das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 20h00 e aos sábados das 8h00 às 13h00.