Especiais | 11-10-2026 10:00

Hospital da Luz Ribatejo

Hospital da Luz Ribatejo
REVISTA 1000 MAIORES EMPRESAS
Pedro Patrício, administrador executivo do futuro Hospital da Luz Ribatejo - foto O MIRANTE

Um novo hospital no Ribatejo preparado para as necessidades de saúde da Região.

Santarém está prestes a assistir à abertura do novo Hospital da Luz Ribatejo. A mais recente unidade da rede Hospital da Luz prepara-se para abrir portas, trazendo para a região cuidados de saúde diferenciados, de proximidade e integrados numa das maiores redes de saúde privada do país.
Pensado desde 2016, o projecto representa um investimento de cerca de 60 milhões de euros do grupo Luz Saúde. Situado na zona sul de Santarém, com acesso pela A1, A13 e A15, o hospital foi dimensionado para servir cerca de 480 mil pessoas de todo o Ribatejo, de Tomar a Abrantes, de Torres Novas a Almeirim, Cartaxo ou Ourém. “Construímos este hospital para todos os ribatejanos”, sublinha Pedro Patrício, administrador executivo da unidade e natural de Santarém.
Com cerca de 16 mil metros quadrados, o Hospital da Luz Ribatejo terá 42 camas de internamento, bloco operatório com quatro salas, 40 salas de consulta e atendimento urgente de adultos e pediatria. O centro de imagiologia diferenciada, com tecnologia de última geração, inclui ressonância magnética, TAC, mamografia, ecografia e raio-X, a que se junta um centro de exames especiais. Há ainda um Centro para a Saúde da Mulher, um Centro de Oncologia e um Centro de Medicina Dentária, e especialidades como medicina interna, medicina geral e familiar, pediatria, ginecologia-obstetrícia, ortopedia, cardiologia, neurologia, cirurgia geral e oftalmologia, entre outras. Sempre que necessário, o hospital funciona em articulação clínica com o Hospital da Luz Lisboa.
O edifício, projectado pelo atelier Opera/Design Matters, foi desenhado a partir da luz natural, levada a cada espaço interior, e dispõe de parque de estacionamento com 300 lugares.
O impacto vai além da saúde. A nova unidade vai criar cerca de 400 postos de trabalho directos e indirectos, com prioridade ao recrutamento de profissionais de Santarém e do Ribatejo, e as equipas médicas, de enfermagem e técnicas estão já em formação. A ligação à comunidade começou antes da abertura: em Setembro, nove instituições de solidariedade social do distrito plantaram e apadrinharam árvores nos jardins do hospital, na iniciativa “Raízes que nos unem”.
Com o Hospital da Luz Ribatejo, a região passa a contar com uma unidade de referência, que alia a experiência e a qualidade reconhecidas da rede Hospital da Luz a um compromisso claro com as pessoas e a economia do Ribatejo.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias