Educação | 27-06-2020 18:55

No ranking nacional das escolas, as melhores da região são privadas

No ranking nacional das escolas, as melhores da região são privadas
foto DR

Centro de Estudos de Fátima é o primeiro da região a aparecer no ranking. No ensino profissional, a Escola Secundária do Cartaxo é a segunda a nível nacional.

Na área de abrangência de O MIRANTE, que integra os 21 concelhos do Distrito de Santarém e os concelhos de Azambuja e Vila Franca de Xira, no norte do Distrito de Lisboa, as duas escolas com médias mais elevadas a nível do ensino secundário, são privadas. Trata-se do Centro de Estudos de Fátima (74º no ranking geral), com 12,19 e do Colégio São Miguel, de Ourém (88ª) com 11,99.

O ranking interactivo das escolas foi publicado na edição online de O MIRANTE, às zero horas de Sábado (permanecendo disponível para consulta), numa parceria com o Expresso. Clicando em cima de cada escola podem ver-se todos os dados sobre a mesma, incluindo a habilitação média dos pais ou a taxa de chumbos. A selecção pode ser feita por ensino secundário, básico e profissional.

No ensino secundário, as primeiras escolas públicas surgem com uma média de 11,41 valores e são três: Ginestal Machado em Santarém, Maria Lamas em Torres Novas e D. Maria II da Barquinha. Logo a seguir está a Secundária de Alcanena com uma média de 11,34.

Naquele nível de ensino há apenas três escolas da região cuja média dos alunos nos exames nacionais é negativa. Escola Básica e Secundária Luís de Camões, de Constância (524ª no ranking), com 9,51 valores; Escola Básica e Secundária da Chamusca (514ª), com 9,55 e Escola Secundária de Azambuja (450ª no ranking), com 9,99 valores.

No ranking do Ensino Básico o primeiro lugar a nível da região é ocupado pelo Colégio Infante Santo de Tremês, Santarém, 28º a nível nacional com os alunos a obterem uma média de 78,63 nos exames (numa escala de zero a cem). Nos lugares seguintes estão a Escola Básica D. Sancho I, de Pontével, Cartaxo (65,67 de média e 184ª do ranking) e a Escola Secundária Sá da Bandeira ( 63,34 e 232º lugar a nível nacional).

Considerando toda a área de abrangência de O MIRANTE, o Colégio José Álvaro Vidal - Fundação CEBI, em Alverca, está em 174º a nível nacional com uma média de 66,39.

No ensino profissional profissionais, a Escola Secundária do Cartaxo, que integra o Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita, surge na segunda posição a nível nacional. A escola do Sardoal, em 8º lugar a nível nacional, e a escola secundária de Rio Maior, em 32º, são as escolas do distrito de Santarém que surgem a seguir. A Escola Profissional do Vale do Tejo, com sede em Santarém, está no 70º lugar nacional.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1463
    09-07-2020
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1463
    09-07-2020
    Capa Vale Tejo