Educação | 05-07-2020 12:30

Uma escola de afectos

Uma escola de afectos
ESPECIAL ENSINO
foto DR

Luís Silva - Presidente da Direção da ATEP

Escola Profissional de Torres Novas: há 29 anos a formar profissionais

A Escola Profissional de Torres Novas (EPTN) resulta de uma Associação (ATEP) entre o Município de Torres Novas, a ACIS – Associação Empresarial de Torres Novas, Entroncamento, Alcanena e Golegã e a Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém.


Em quase 30 anos já formou milhares de profissionais, sempre em estreita proximidade com as empresas que acolhem os estágios práticos e, mais tarde, recrutam os diplomados.
O mercado de trabalho é cada vez mais exigente e é importante que os jovens se preparem para essa realidade. Aqui, aprendem de uma forma mais prática e obtêm dupla certificação (o 12º ano ou 9º ano e uma carteira profissional). Os cursos de 12º ano também permitem o ingresso no Ensino Superior.


Para este ano, nos Cursos de Dupla Certificação Nível 4 (12º ano), teremos: Animação Sociocultural, Turismo, Comunicação, Gestão, Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e Logística. Nos Cursos de Educação e Formação (CEF) 9º ano, o de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade. Para Adultos, mantemos o Centro Qualifica, um serviço que permite completar ou aumentar as qualificações (escolares ou profissionais).


A EPTN tem trabalhado de uma forma cada vez mais exigente e está em processo de certificação EQAVET (processo integrado no Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade).


A taxa de colocação após conclusão de cursos é boa e tem vindo a melhorar, de ano para ano. Em grande parte, isto deve-se às muitas empresas que já trabalham com a escola há muito tempo e conhecem bem o perfil dos formandos, pelo que consultam a escola em processos de recrutamento.
Na Formação em Contexto de Trabalho (estágio), também se prepara os jovens para serem cidadãos europeus, através do Erasmus+. Os formandos e diplomados já realizaram estágios em diversos países, como Irlanda, Espanha, Inglaterra, Alemanha e Itália.


Mas não só de livros, aulas e estágios vive uma escola. A EPTN marca todos aqueles que por ela passam, também por ser uma escola de afectos. Pela sua dimensão, proporciona uma grande proximidade professor/aluno, estabelecendo-se uma relação quase familiar. A prova viva desta relação de afetos e proximidade é a forma como os actuais formandos e diplomados recordam com carinho e reconhecem as aprendizagens formais e informais obtidas nesta escola, nos tempos que aqui passaram.


* Presidente da Direção da ATEP (Associação Torrejana de Ensino Profissional), em representação do Município de Torres Novas

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo