Educação | 06-07-2020 15:00

Politécnico de Santarém: qualificar e transferir conhecimento para a região

Politécnico de Santarém: qualificar e transferir conhecimento para a região
ESPECIAL ENSINO

João Moutão - Professor e Presidente Interino do Politécnico de Santarém

Um dos eixos mais diferenciadores de uma Instituição de Ensino Superior é o da sua oferta formativa. No caso de uma instituição de Ensino Superior Politécnico, para além da qualidade académica e científica, é suposto que os ciclos de estudo se adequem às necessidades de formação e especialização da sua região de influência.


Isso mesmo procuramos fazer no Politécnico de Santarém envolvendo os diferentes órgãos de gestão científica e pedagógica. São evidências deste esforço os três novos Cursos de Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) que iremos disponibilizar já no próximo ano lectivo.


Um TeSP em Marketing Digital, desenvolvido pela Escola Superior de Gestão e Tecnologia, que dará resposta a uma sociedade onde o digital está cada vez mais presente nas relações comerciais. Um outro TeSP em Secretariado em Saúde, desenvolvido pela Escola Superior de Saúde, que visa dar resposta a uma crescente necessidade de apoio aos serviços de saúde no actual contexto de pandemia. Um terceiro TeSP de Protecção e Apoio à Pessoa Idosa, desenvolvido através de uma parceria entre as Escolas Superiores de Educação e de Saúde, orientado para formar profissionais para intervir numa sociedade cada vez mais envelhecida.


Ao nível das Licenciaturas também existirão novidades, com o início da Licenciatura em Gestão de Marketing, numa área de formação com elevada procura e tradição da Escola Superior de Gestão e Tecnologia.


Por fim, no que respeita aos Mestrados, há também a destacar a abertura do Mestrado em Engenharia Agronómica, na Escola Superior Agrária, bem como o Mestrado em Enfermagem Comunitária da Escola Superior de Saúde, os quais permitirão a prossecução de estudos e a ampliação das competências adquiridas por quem já está no mercado de trabalho.


Sendo o conhecimento e a qualificação dos recursos humanos dois factores determinantes para a competitividade de uma região, estamos em crer que a disponibilização desta nova oferta formativa irá contribuir para a qualificação de recursos humanos e consequente atracção de mais empresas e oportunidades de trabalho para a região de Santarém, permitindo alavancar o seu desenvolvimento social e económico. É esse o nosso compromisso que queremos honrar todos os dias.


* Professor e Presidente Interino
do Politécnico de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo