Educação | 22-07-2020 15:00

Ensino Profissional – base de uma sociedade para todos

Ensino Profissional – base de uma sociedade para todos

Carina João Oliveira - Directora Executiva da Insignare

Já imaginou que chegava a um restaurante para almoçar e no lugar do prato tinha um livro de Física Quântica? Ou imagine que deixávamos de fazer reparações automóveis e simplesmente se abandonavam os carros para comprar outros? São ironias do extremo risível que utilizo para ilustrar uma ideia base: a sociedade precisa de todas as profissões.


E para que continue a haver todas as profissões estas têm que ser ensinadas. E não há melhor forma de ensinar a cozinhar que não seja numa cozinha, a cozinhar, e a reparar automóveis que não seja numa oficina, a repará-los. E isso só é possível se os professores destas áreas forem profissionais que saibam o que estão a fazer. Isto também é mérito escolar.


E em cada um destes sítios e áreas, que a inovação entre e faça escala… esta é a vontade de todo e cada um e uma, dos que diariamente trabalham nas Escolas INSIGNARE: Escola de Hotelaria de Fátima e Escola Profissional de Ourém.
São duas escolas especializadas que ao longo dos anos têm ajudado o mercado com valiosos profissionais: Cozinha, Padaria e Pastelaria, Restaurante-Bar e Turismo, cursos que são ensinados em Fátima; Mecatrónica Automóvel, CNC, Design, Informática e Gestão, cursos especializados na Escola de Ourém.


O Ensino Profissional tem a raiz do saber-fazer entranhada na alma. A valorização das profissões é um desígnio que todos devemos ter e praticar.


Os últimos 30 anos de evolução e caminho que as Escolas Profissionais percorreram deram a conhecer ao mercado uma opção muito sólida de mão-de-obra qualificada. Está a par e em igualdade com os três ramos de ensino: científico-humanístico; o artístico e o profissional. Todos eles conferem acesso ao Ensino Superior, em condições diferentes é certo.


Volto ao mesmo exemplo ilustrativo: quem quer ser profissional de Cozinha faz sentido ser submetido a exames específicos da sua área, tal como o CNC ou Design ou Pastelaria… podia citar inúmeros exemplos. Isto é tratar diferente o que é diferente.
São Escolas feitas de diversidade, de inovação e de histórias de sucesso no mercado português e pelo mundo. No meio de uma crise como aquela que estamos (e vamos) viver as opções têm que ser muito racionais, mas uma coisa é certa, uma sociedade com futuro precisa de todos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo