Escolas do Politécnico de Santarém com cursos em mais seis concelhos
Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais juntam-se aos de Santarém e Rio Maior que fazem parte da oferta formativa para o ano lectivo de 2021/2022.
O Instituto Politécnico de Santarém vai ministrar oito CTeSP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais) em seis concelhos distintos (fora dos concelhos de Santarám e Rio Maior), fomentando o ensino de proximidade. As candidaturas para a primeira fase estão abertas até 10 de Setembro.
Os CTeSP são constituídos por um conjunto de unidades curriculares organizadas em componentes de formação geral e científica, formação técnica e formação em contexto de trabalho (através de um estágio).
Com uma duração de quatro semestres curriculares e atribuição de 120 créditos, aqueles cursos atribuem diploma de técnico superior profissional permitindo-lhe candidatar-se ao acesso e ingresso nos ciclos de estudos de licenciatura e integrados de mestrado do ensino superior.
O CTeSP de Viticultura e Enologia e o de Restauração e Segurança Alimentar, irão decorrer na Escola Gustavo Eiffel - pólo de Arruda dos Vinhos. O de Surfing no Treino e na Animação Turística, na Ericeira. O de Cuidados Veterinários, em Runa, no concelho de Torres Vedras; o de Acompanhamento de Crianças e Jovens decorrerá em Loures, em horário pós laboral.
Na Amadora serão leccionados o CTeSP de Gestão de Negócios e de Redes e Sistemas Informáticos e em Vila Franca de Xira, em horário pós laboral, o CTeSP de Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação.
Os cursos das escolas superiores do Politécnico de Santarém, surgem no âmbito da plataforma de ensino superior politécnico na zona norte de Lisboa, envolvendo os Politécnicos de Santarém, Leiria, Setúbal e Tomar. O projecto pretende dar resposta às necessidades de qualificação das empresas nestes territórios, garantindo um esforço colectivo e um impulso para a qualificação superior da população.
Estes 8 CTeSP serão simultaneamente ministrados em Santarém e Rio Maior nos Campus do Politécnico de Santarém, juntamente com mais 10 cursos CTeSP que fazem parte da oferta formativa existente para este ano letivo de 2021/2022, nomeadamente os CTeSP de Análises Laboratoriais, Design Digital, Inovação em Gastronomia, Marketing Digital, Mecanização e Tecnologia Agrária, Proteção e Apoio à Pessoa Idosa, Secretariado em Saúde, Tecnologias de Produção Integrada em Hortofrutícolas, Zootecnia e por último Tecnologias Web e Dispositivos Móveis.