Entrevista | 22-05-2017 09:26

Duetos improvisados com Octávio Oliveira e Carlos Cupeto

Duetos improvisados com Octávio Oliveira e Carlos Cupeto

Desvalorizar os insultos orquestrados e aprender coisas da vida com cantoneiros das estradas.

Octávio Oliveira nasceu no Tramagal e reside em Torres Novas há vários anos. É quadro superior do IEFP e foi secretário de Estado do Emprego em dois governos constitucionais. Actualmente é director do CINEL. Carlos Cupeto, colunista de O MIRANTE, é geólogo e professor universitário em Évora. São da mesma idade e partilham o gosto pela boa mesa, pela música clássica e pelo jazz e pelo convívio com os amigos. Durante o encontro na redacção de O MIRANTE fartaram-se de contar coisas interessantes enquanto se desculpavam por não se lembrarem... de nada interessante para contar.

Octávio Oliveira foi secretário de Estado do Emprego em dois governos constitucionais liderados por Passos Coelho. Em determinadas alturas, grupos de activistas faziam "esperas" a membros do Governo para os apupar e insultar. Falando sobre esse tempo o ex-governante diz que não se sentiu particularmente incomodado.

"Estive no Governo numa altura difícil para o país. Portugal esteve quase na bancarrota e muita gente teve dificuldades e perdeu o emprego. Em algumas visitas oficiais tinha manifestações à minha espera e nesse contexto ouvi expressões como bandidos, ladrões e outras mas era tudo feito de forma orquestrada, por activistas. Se alguma vez alguém me tivessem chamado nomes de uma forma espontânea, naturalmente que me sentiria incomodado e até teria procurado o diálogo com essa pessoa, para perceber o que é que a levava a tal".

Mais à frente, o actual director do Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias de Informação - CINEL, que é funcionário do Instituto de Emprego e Formação Profissional, instituição de que já foi presidente, acaba por dar elementos que permitem concluir que as decisões dos governos a que pertenceu, também o afectaram.

* Entrevista completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo