Entrevista | 29-07-2018 19:05

"Colectividades têm de se transformar senão vão morrer"

"Colectividades têm de se transformar senão vão morrer"
FOTO O MIRANTE

Vítor Feitor nasceu e cresceu em Benavente e foi lá que a música entrou na sua vida. Foi músico e presidente da Banda Filarmónica Benaventense e lançou recentemente um disco de jazz.

Residiu em Benavente grande parte da sua vida e conheceu de perto, enquanto músico e antigo presidente da Filarmónica Benaventense, a sua vida cultural. Que olhar crítico faz ao panorama artístico e cultural do concelho?

Benavente está igual ao que estava há 20 anos. Não sinto grande evolução e acho que acabam sempre por fazer as coisas de forma igual. Tenho muita pena de que não exista uma escola oficial de música e lamento que os jovens de hoje continuem a ter de recorrer a outras localidades para fazer formação musical. Devia haver uma confluência das filarmónicas para que se pudesse criar algo maior. Essas colectividades têm de se transformar, senão morrem, têm de dar o salto para o século XXI.

Qual a sua opinião em relação ao papel do município de Benavente na cultura?

Quando estava ligado à filarmónica, a câmara apoiava com cerca de 15 mil euros por ano. Não se trata de apoios, o que acho é que não existe planeamento para o futuro. A autarquia tem gente competente nessa variante, mas tem de parar de viver daquilo que existe, pois com o medo de se ferir alguém não se projecta o futuro.

É filho de uma terra onde a festa brava tem forte expressão. É aficionado?

Já fui bastante aficionado, mas nesta fase sou neutro. As pessoas em Lisboa e noutras localidades têm uma visão diferente e eu tento mostrar-lhes a realidade com a qual cresci. No campo, os toiros são bem tratados. Adoro as pegas e o toureio a pé... a cavalo já não sou tão apreciador. Acho que devia haver um debate sério sobre esta matéria e encontrar uma solução de compromisso intermédia. Temos de perceber os dois lados, por isso não sou contra nem a favor, neste momento tenho sérias dúvidas.

É adepto assíduo da Festa da Amizade - Sardinha Assada de Benavente?

É uma festa que sigo com particular interesse, mas nos últimos anos, infelizmente, marcam-me sempre concertos nessa data. Continuo a achar que é uma festa fabulosa, onde se promove a amizade. Teve um período crítico há 10 anos, mas tem vindo a recuperar, a nível de organização e visitantes.

Se lhe lançassem o desafio para compor um pasodoble para uma corrida de toiros aceitava?

Não o faria. Tenho muito respeito por todas as culturas mas não me sinto à vontade. E há tanta gente que o faz tão bem. Provavelmente serei um bom ouvinte de pasodobles sejam eles portugueses ou espanhóis, mas não é um estilo que esteja dentro de mim.

Acha que há bons músicos no concelho de Benavente? E se pudesse gostaria de trabalhar com algum, num próximo disco?

Gostava muito de poder fazê-lo. Temos um campeão mundial de acordeão no Porto Alto, o Barradas, que é tão pouco reconhecido em Portugal. Temos o Gil, um dos melhores tubistas portugueses, e o Carlos Silva, um trompetista fabuloso natural de Santo Estêvão. Só não sei se nos iriamos compatibilizar e se existiria química musical. Penso que teríamos de nos encontrar previamente para tocarmos juntos.

De que forma seria possível casar Benavente com o jazz?

A ligação ao jazz tem de ser feita directamente nas escolas, não se pode negligenciar os jardins-de-infância e as escolas primárias. Há um trabalho de base que é necessário fazer para que se possa crescer musicalmente. Se nas Temporadas de Música o número de público não cresce é porque algo não está bem. Mais importante do que criticar é tentar arranjar soluções. E o que sinto é que por vezes as pessoas estão fechadas nelas próprias e não se rodeiam de pessoas que vivem a arte e a cultura.

Que mensagem gostaria de deixar aos munícipes e à autarquia?

A mensagem que quero deixar é a necessidade da criação de uma escola oficial de música. Seria igualmente importante criar um grupo de trabalho com os músicos que nasceram ali, para darem ideias que se pudessem concretizar no concelho.

* Entrevista completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo