Entrevista | 25-03-2020 12:30

Quem trabalha no sector imobiliário tem que transmitir muita confiança e rigor

Quem trabalha no sector imobiliário tem que transmitir muita confiança e rigor
IDENTIDADE PROFISSIONAL

Tiago Ribeiro de Carvalho Ferreira é sócio-gerente da AvalTN - Consultores em Engenharia e Avaliação, em Torres Novas, mas já passou por vários sectores de actividade, desde a engenharia mecânica à restauração.

Tiago Ribeiro de Carvalho Ferreira tem 43 anos e é sócio-gerente da empresa AvalTN - Consultores em Engenharia e Avaliação, em Torres Novas. Natural dessa cidade, foi no Bairro de Santo António que foi criado e passou a sua infância. Dessa altura guarda as memórias de uma infância feliz e ao ar livre. É casado, tem dois filhos, a quem pretende passar uma imagem de equilíbrio e generosidade.

Filho de professores de Educação Física, frequentou a Escola Secundária Maria Lamas e seguiu os estudos em Engenharia Mecânica, na Universidade de Coimbra, que não concluiu. Cedo começou a ter uma vida activa associativa desde logo na Academia de Coimbra. Chegou ao terceiro ano do curso e percebeu que o seu futuro não passava pela Engenharia Mecânica. Rumou a Lisboa, para frequentar a Escola Superior de Actividades Imobiliárias (ESAI), onde completou a licenciatura em Gestão e concretizou o MBA em Avaliação Imobiliária, no ano de 2009.

A opção por essa área surgiu depois de passar por uma experiência profissional como agente imobiliário, que achou “desafiante”. Ao mesmo tempo que fazia o seu MBA, trabalhava e foi nessa altura que chegou a viver em Lisboa durante um ano.

Mas o gestor tem um velho amor: o judo. O sonho utópico de Tiago Ferreira é ser treinador de judo. “Se desse para viver só disso era mesmo o que gostava de fazer”, refere. Neste momento é um desporto que está parado na sua vida, por falta de tempo, mas a modalidade acompanha-o desde os tempos do ciclo preparatório.

Tiago Ferreira fez parte da secção de judo do Clube Desportivo de Torres Novas e logo no primeiro ano, em 1988, sagrou-se vice-campeão nacional de juvenis. Chegou a treinar com o medalhado olímpico Nuno Delgado.

No campo profissional já passou por várias áreas. Foi monitor do Centro de Ciência Viva de Coimbra, onde fazia experiências de física e química com as crianças. Foi ainda proprietário de um bar e discoteca em Torres Novas, até chegar a gestor imobiliário, área onde se estabeleceu ao abrir a empresa AvalTN - Consultores em Engenharia e Avaliação, em 2010. O negócio corre bem, tendo conseguido ultrapassar a grande crise económica e que muito afectou as empresas de construção civil e, por consequência, os agentes imobiliários.

Para trabalhar nesta área, Tiago Ferreira diz que é preciso ser alguém que transmita aos clientes confiança, rigor, idoneidade, rigor e resiliência. “Temos que transmitir muito rigor, imparcialidade e confiança a um cliente que nos chega a pedir uma avaliação de um imóvel, sobre o qual tem uma expectativa de ver avaliado em um milhão de euros e dizer-lhe que vale apenas 150 mil”, exemplifica com um caso real.

Tiago Ferreira é também presidente da concelhia do Partido Social Democrata (PSD) de Torres Novas. Diz que não é um deslumbrado e que na política pretende apenas dar o seu contributo com ideias novas para as pessoas viverem “numa cidade melhor”. Foi presidente do Clube de Judo de Torres Novas, que decidiu deixar desde que foi eleito presidente da concelhia do PSD.
Sem a família diz que não seria a mesma pessoa, considerando ser o pilar de tudo. “É a minha família que me aguenta nos piores dias, que me conforta e com quem vivo os meus melhores momentos”, frisa.

Uma das grandes preocupações de Tiago Ferreira é o ambiente. Para dar o seu contributo tem um carro eléctrico e uma trotinete, que leva dentro do carro, para deslocações mais curtas.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1449
    04-03-2020
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1449
    04-03-2020
    Capa Vale Tejo