Entrevista | 21-07-2022 12:00

Uma enfermeira a dar os primeiros passos na política em Abrantes

Raquel Olhicas é enfermeira e assumiu as funções de vereadora na Câmara de Abrantes em Outubro do ano passado

Depois de vários anos a trabalhar em Lisboa, Raquel Olhicas decidiu regressar ao Tramagal onde constituiu família. Desde Outubro que é vereadora na Câmara de Abrantes com os pelouros da Saúde, Acção Social e Administrativo e Jurídico. Nesta entrevista a O MIRANTE reconhece que foi para a política para responder a um desafio de Manuel Valamatos.

Raquel Olhicas tem 47 anos e é enfermeira de profissão. Está habituada a lidar com situações imprevisíveis e complicadas. Depois de vários anos a trabalhar em Lisboa decidiu regressar às origens, no Tramagal, onde constituiu família. Foi convidada pelo presidente da Câmara de Abrantes para integrar a sua lista num lugar elegível. Desde Outubro que é vereadora com os pelouros da Saúde, Acção Social e Administrativo e Jurídico. Diz que os últimos seis meses têm sido de aprendizagem. Um dos motivos que a levou a aceitar o convite é o facto de poder manter a proximidade com as pessoas.

Quais são os principais problemas sociais do concelho de Abrantes? Temos uma franja de população muito vulnerável. Pessoas que devido à pandemia da Covid-19 ficaram com mais carências económicas e com maior debilidade ao nível da saúde mental, sobretudo depressões. Houve também um drástico aumento ao nível de consumos de substâncias aditivas. Tudo isto agrava os problemas sociais.
Como se podem ajudar estas pessoas? A pessoa tem de saber procurar ajuda. Tem de ir ao encontro dos profissionais. Temos que sensibilizar essas pessoas e demonstrar que existem ferramentas na comunidade capazes de capacitá-las para que evitem o agravamento da situação. Se não se trata a depressão a situação vai-se agravando. É fundamental pedir ajuda. Temos na autarquia uma linha de apoio psicológico para fazer face a estas problemáticas.

Entrevista completa na edição em papel de O MIRANTE já nas bancas

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo