Fametal: uma empresa de origem centenária com prestígio internacional

José da Silva Ferraz foi o fundador, há 102 anos, da Fametal, com sede em Caxarias, concelho de Ourém

O espírito empreendedor de José da Silva Ferraz lançou, há 102 anos, as bases que deram origem à Fametal, uma empresa de concepção, construção, fabrico e montagem de estruturas metálicas que é reconhecida como uma empresa de prestígio a nível internacional. Já executou mais de 4.500 obras por todo o mundo e continua a crescer com solidez e honrando o espírito do seu fundador.

A Fametal, que se dedica à concepção, construção, fabrico e montagem de estruturas metálicas, é o resultado da dedicação de José da Silva Ferraz, que em 1920 fundou as bases daquela que é hoje uma empresa de referência a nível internacional. A empresa é o resultado do trabalho e resiliência do seu fundador e que opera com sucesso na Europa, África e América Latina.
A história da Fametal, sedeada em Caxarias, Ourém, interliga-se com a história do seu fundador, nascido em 1894 nos Casais da Abadia, Ourém. Em criança viveu com os avós maternos, moleiros de profissão, e aprendeu o ofício de serralheiro numa aldeia situada a 15 quilómetros, para onde se deslocava a pé todos os dias. Começou a trabalhar de forma independente aos 26 anos a consertar chapéus e alguidares, foi construtor e reparador de espingardas e depois dedicou-se a reparar bicicletas.
Em 1935 José da Silva Ferraz monta uma serralharia civil com carpintaria para a construção de carroças e carros de bois mantendo o negócio das bicicletas que expande para Freixianda e Cabaços. Em 1945 a 2ª Guerra Mundial limita a importação de peças mas apesar das dificuldades o empresário lança-se na reparação de automóveis e arrisca a construção de peças de forma artesanal fundindo também alumínio para a construção de bombas de água. Em 1957 lança-se na construção de estruturas metálicas. Sete anos depois José da Silva Ferraz, com os filhos Augusto, Gualberto, José e António, muda o nome da empresa, de José da Silva Ferraz para Fametal, Fábrica Portuguesa de Estruturas Metálicas, S.A.
José da Silva Ferraz deixou uma empresa sólida, de sucesso e em contínuo crescimento quando faleceu em 1991. Hoje, a Fametal ocupa uma área coberta de cerca de 20 mil metros quadrados e está a ampliar as instalações em mais 4 mil metros quadrados. Tem capacidade para produzir anualmente cerca de 8 mil toneladas de estrutura metálica e tem cerca de 100 trabalhadores.
Com mais de 4.500 obras executadas, a Fametal orgulha-se de ter um percurso de humildade e empenho reconhecendo o contributo de clientes leais e fornecedores, funcionários e comunidades. A empresa de Ourém é reconhecida pela competência e capacidade técnica, desde a concepção à execução e montagem controlando criteriosamente o processo de produção desde a recepção da matéria-prima ao produto final. Entre as muitas obras que já executou destacam-se, por exemplo, o Aeroporto de Faro, a Torre de São Rafael, as piscinas do Estádio Universitário Lisboa e a Estação Roma–Areeiro.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1589
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1589
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo