Sibelco celebra em 2022 o marco histórico de 150 anos de existência

Albano Guedes, Operador de Expedição, a monitorizar o carregamento dos camiões nas instalações de Rio Maior

Empresa de processamento e comercialização de areia de sílica, argilas, minerais de feldspato, olivina e reciclagem de vidro produz, na sua unidade de Rio Maior, cerca de 600 mil toneladas de areia de sílica por ano. A Sibelco estabeleceu-se em Portugal em 1973 e existe desde 1872 estando presente em 31 países. A empresa tem na sua visão estratégica a aposta na sustentabilidade, segurança e redução das emissões de dióxido de carbono.

Sabliéres et Carriéres Réunies, empresa conhecida actualmente como SCR-Sibelco, está a comemorar 150 anos de existência. Fundada na Bélgica em 1872, a Sibelco inicialmente fornecia areia de sílica de depósitos na Flandres para os principais produtores de vidro da Bélgica. Ao longo do último século e meio tornou-se numa empresa global de soluções de materiais operando em 120 instalações industriais em 31 países. A empresa dispõe de seis centros de pesquisa e conta com uma equipa de mais de cinco mil profissionais.
Ao longo dos anos a Sibelco tem-se assumido como uma empresa com visão de futuro e o seu objectivo é ser líder global nas actividades de extração, processamento e comercialização de areia de sílica. Nos seus propósitos está também a visão de ser líder regional em argilas, minerais de feldspato, olivina e reciclagem de vidro.
A Sibelco estabeleceu-se em Portugal no ano de 1973 e tem duas instalações industriais, uma no norte do país, em Aveiro, e outra no distrito de Santarém, em Rio Maior. Na instalação industrial de Rio Maior produz aproximadamente 600 mil toneladas por ano de areia de sílica para os mercados do vidro, fundição, construção, tintas e desporto.
A sustentabilidade, incluindo uma atenção inexorável à segurança e à redução das emissões de dióxido de carbono, é uma parte essencial da visão da empresa. Como tal, a Sibelco tem o objectivo de reduzir as emissões de CO2 em 37% até 2030. A Sibelco contribui para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas. A preservação do meio ambiente é uma preocupação constante em todas as actividades desenvolvidas. A implementação das melhores práticas de gestão dos recursos minerais, recuperação paisagística das zonas de extração e desenvolvimento de projectos de redução de consumo energético e uso de energia renovável são elementos chaves da sua estratégia a longo prazo.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1589
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1589
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo