Tejo Ambiente melhora abastecimento<br>de água e saneamento no Médio Tejo
A empresa intermunicipal opera em seis municípios do Médio Tejo e tem como prioridade investir em melhores condições para os cidadãos prevendo, até 2024, concretizar projectos de 42 milhões de euros. A Tejo Ambiente tem trabalhado desde a sua criação para ser reconhecida como um modelo único de gestão.
A Tejo Ambiente, empresa intermunicipal que explora e gere os sistemas de abastecimento de água, saneamento e resíduos do Médio Tejo, agregando os municípios de Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Tomar, Ourém e Vila Nova da Barquinha, tem apostado num modelo único de gestão desde que foi criada em 2019. O arranque da empresa ficou marcado pela pandemia de Covid-19, o que causou alguns transtornos organizacionais, mas desde a primeira hora que a prioridade tem sido garantir condições para investir em todo o seu território de intervenção.
No primeiro ano foram aprovadas dez candidaturas a fundos comunitários, correspondentes a 20 projectos com taxa de sucesso de 100%, num investimento global de 13,3 milhões de euros. Em 2021 avançou-se com mais um investimento de 1,17 milhões de euros para melhoria da ETAR de Seiça. Para além do investimento que tem sido efectuado no alargamento de rede de saneamento de águas residuais investiu-se também 2,2 milhões de euros em eficiência hídrica que possibilitou reduzir em 5% o volume de água não facturada traduzindo-se numa poupança a rondar os 310 mil euros por ano.
A empresa tem como objectivo continuar a investir no aumento da taxa de cobertura das redes de saneamento de águas residuais e abastecimento de água, na renovação de emissários e beneficiação de reservatórios, além de projectar novas captações de água. A Tejo Ambiente prevê, em 2024, atingir um investimento na melhoria dos serviços na ordem dos 42 milhões de euros. Actualmente tem um quadro de pessoal de 134 trabalhadores prevendo-se um reforço até final de 2022.
A Tejo Ambiente pretende assumir-se como uma parceira de grande valia para os municípios accionistas cumprindo rigorosamente os investimentos previstos, melhorando a qualidade do serviço, garantindo a igualdade no acesso e a protecção dos utilizadores. É também sua prioridade promover a eficiência e a melhoria contínua contribuindo para a protecção da saúde pública e do ambiente.
Para o futuro é intenção da empresa intermunicipal apostar na transição digital, quer a nível de procedimentos internos quer a nível da relação com os próprios utilizadores de modo a aumentar a eficiência interna, diminuir prazos de resposta para com os utilizadores e aos mesmo tempo garantir a transparência e o acesso à informação.