Ver a cidade de Abrantes repleta de gente durante as festas é algo que enche de alegria Nuno Falcão Rodrigues, enólogo do Casal da Coelheira e é por isso que considera prioritário criar condições para fixar pessoas e atrair empresas.
“O concelho de Abrantes necessita dinamizar a sua economia local e isso só se consegue se tivermos mais emprego e mais pessoas. (…) e é necessário dar mais vitalidade ao centro histórico da cidade, o que depende de todos, autarquia, agentes económicos, mas sobretudo dos cidadãos. Sem pessoas, não há vida nas cidades.”, refere.
Frequentador das festas da cidade ao fim do dia e em alguns momentos durante aos fim de semana, este ano não lhe vai ser possível dar-lhe a mesma atenção.
“Tinha muita curiosidade em ver o concerto de abertura com a Rita Guerra e Héber Marques com Orquestra Ibérica Internacional Voices Ensemble; admiro muito a Rita Guerra e tenho muita curiosidade em ver o resultado deste “mix”, mas infelizmente não terei essa oportunidade; em alternativa vou procurar não falhar o concerto de José Cid e recordar músicas de infância e juventude”
Interrogado sobre a ligação da cidade ao Tejo considera que algo mais poderia ser feito. “Embora seja um homem da ‘terra’, tenho uma forte atracção pela água sendo um praticante ocasional de vela; acho que há muito por explorar nesta grande mais valia da nossa cidade; o Aquapolis (norte e sul) poderia ter mais infra-estruturas de lazer (há pouca oferta de lazer nocturno na cidade) e poderiam ser muito mais potenciados os desportos aquáticos neste imenso espelho de água.”
Quanto ao Casal da Coelheira, que produz alguns dos melhores vinhos da região diz ter “um sonho ou uma visão”, que passa por aproveitar o potencial turístico da quinta, quer pelas suas virtudes paisagísticas quer pela sua ligação ao rio Tejo.
Últimas
Jorge Figueira tem exposição fotográfica
sobre os 90 anos do Colete Encarnado
Intitulada “Gentes com Alma” a exposição da autoria de Jorge Figueira presta homenagem às principais figuras que ajudaram a realizar, ao longo de 90 anos, a maior festa do concelho de Vila Franca de Xira, o Colete Encarnado. Fotografou pela primeira vez aos 15 anos e actualmente tem uma colecção com mais de meia centena de máquinas fotográficas e de filmar.
Sopa da pedra enlatada causa alarme em Almeirim
Menos de dois meses de ter sido certificada como especialidade tradicional pela União Europeia, começou a aparecer sopa da pedra enlatada em supermercados, o que já fez soar o alerta na Câmara de Almeirim, que já pediu uma avaliação jurídica à situação. O município não quer que o prato típico da cidade seja desvirtuado e que a sopa em lata venha criar más interpretações e má imagem à especialidade gastronómica.
Drogaria Popular em Alverca é negócio familiar com seis décadas
Drogaria Popular tem as portas abertas desde 1962. Em Alverca é conhecida por ser o sítio onde se encontra de tudo um pouco, facto que se explica por existirem mais de 35 mil artigos para venda. O negócio é familiar e neste momento é gerido pelos irmãos Ana Afonso e Romeu Romão.
Tribunal extingue permuta de terreno com a Associação de Solidariedade do Granho
Casal deu um terreno de cerca de 20 mil metros quadrados à instituição para a construção de novas instalações em troca de quatro lotes para construção no âmbito de um loteamento que a associação se comprometeu a fazer. Só que apesar de o processo de divisão em lotes ter sido aprovado, o contrato de permuta não se cumpriu porque as licenças não foram levantadas e as taxas não foram pagas, tendo o tribunal concluído que o loteamento não existe actualmente e mandou restituir o bem.
Comunidades intermunicipais acabam com indefinições na videovigilância florestal
Lezíria e Médio Tejo assinaram protocolo com a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, comprometendo-se a pagar a manutenção das câmaras de videovigilância florestal, para evitar que o sistema volte a ficar inoperacional como aconteceu no ano passado. Entretanto vai ser criado um gabinete para a gestão das câmaras, de modo a acabar com uma disputa que envolve a GNR sobre quem tem a responsabilidade sobre o sistema.
O Calvin
O Calvin foi o único cão que tive que tinha a chave de casa. Só lhe faltava falar, mas toda a gente o entendia. Quando queria entrar em casa, dirigia-se à estação da rodoviária, que é em frente da minha casa, e pedi-a ao senhor funcionário para lhe vir abrir a porta. O senhor abria-lha a porta do quintal e ele entrava, sem nunca se esquecer de olhar para trás a agradecer. Resumindo, era um daqueles cães vadios que já nasceu educado.
Morreu Manuel José Nalha: antigo Comandante dos Bombeiros da Chamusca
O velório de Manuel José Nalha realiza-se na sexta-feira, 12 Agosto, no edifício dos Bombeiros Voluntários da Chamusca. A missa de corpo presente realiza-se no sábado, 13 de Agosto, na Igreja Matriz da Chamusca, seguindo para o Crematório do Entroncamento para ser cremado. As cinzas são depositadas no Cemitério da Chamusca no mesmo dia.
Quando a Esquerda consegue ir além dela mesma
Na Colômbia, Gustavo Petro, tomou posse e anunciou mudanças na política de drogas do país causando ainda mais desconforto nas Forças Armadas colombianas ( : ) Eleger Gustavo Petro e a afro-colombiana Francia Marquez, ex- empregada doméstica e ativista ambiental, é uma espécie de revolução em um dos países que rivaliza com o Brasil. Petro prometeu uma Reforma Tributária para tentar mudar o quadro de imobilidade social que faz da Colômbia a campeã mundial nesse quesito. Lula acenou, na FIESP, com a possibilidade de uma Reforma Tributária ( : ) porém, nunca teve coragem de enfrentar as estruturas que comandam o país.
É preciso começar a meter a colher entre marido e mulher
Miguel Branco tem duas licenciaturas e especializou-se em igualdade de género e violência doméstica. É presidente da direcção da ABEI – Associação para o Bem-Estar Infantil de Vila Franca de Xira desde Janeiro de 2019. É um apaixonado pela área social, sonhava ser humorista e detesta a falta de carácter.
O pior que um menino pode ver é os pais levantarem a voz para um professor
Pela sala de aulas de Maria João Amante passaram centenas de crianças dos concelhos de Alenquer e Vila Franca de Xira. A professora, que nunca bateu num aluno, sentou-se com o O MIRANTE num dos jardins da terra onde vive, o Sobralinho, para falar do ensino, do papel dos professores e da sua crescente perda de autoridade.
Ana Moura volta às origens para cantar nas Festas de Coruche
Festejos em Honra de Nossa Senhora do Castelo regressam à vila ribatejana entre 13 e 18 de Agosto e têm como uma das cabeças de cartaz a cantora Ana Moura, que viveu em Coruche na sua infância e juventude. Quim Barreiros, Maninho e Átoa são outros nomes do programa musical, mas a festa faz-se de muito mais e a procissão e o cortejo etnográfico são os momentos mais marcantes.
Amigos da Roda pedalam há 25 anos
Os Amigos da Roda regressam às provas já em Setembro. Em estrada, trilhos todo-o-terreno com o núcleo de BTT Pinhas Bravas ou passeios de bicicleta para os mais novos, a colectividade não pára e promete voltar com a organização do tradicional Circuito Verde de Arrouquelas em 2023.