Especiais | 24-05-2022 14:59

CIRVER ECODEAL para proteger o ambiente e a saúde

A unidade industrial está situada no Eco-Parque do Relvão, concelho da Chamusca.

O CIRVER ECODEAL veio garantir uma solução nacional de destino final para o tratamento de resíduos perigosos, tecnológica e economicamente evoluída dando cumprimento ao princípio da autossuficiência do país em matéria de gestão de resíduos perigosos. 
A unidade industrial está situada no Eco-Parque do Relvão, concelho da Chamusca.
A instalação dispõe de unidades de tratamento de resíduos: Unidade de Classificação, Triagem e Transferência, Unidade de Descontaminação de Solos, Unidade de Valorização de Embalagens Contaminadas, Unidade de Tratamento de Resíduos Orgânicos, Unidade de Preparação de Combustíveis Alternativos a partir de resíduos perigosos, Unidade de Tratamento Físico-Químico, Unidade de Estabilização e Aterro de Resíduos Industriais.
O laboratório tem como função assegurar a correta caracterização dos resíduos, previamente à sua admissão na instalação e o seu encaminhamento interno após a receção.
A atuação humana é responsável por diversas ações com impactos negativos no ambiente.  Entre as ações mais prejudiciais, destaca-se a ausência de tratamento adequado dos resíduos.
A produção excessiva de resíduos, sem a devida gestão e tratamento, contribui para a destruição de ecossistemas, alterações climáticas, escassez de bens essenciais, bem como problemas de saúde pública. 
O que são resíduos efluentes; Entende-se por resíduos efluentes todos os produtos resultantes de atividades industriais, urbanas ou domésticas, que são descartados e lançados para o meio ambiente. Quando os efluentes estão contaminados e não são convenientemente tratados podem provocar danos ambientais e problemas de saúde. 
Principais razões para a gestão e tratamento dos resíduos efluentes; De uma forma simples, a importância do tratamento dos resíduos efluentes pode ser resumida a um princípio: ao protegermos o ambiente, protegemo-nos a nós.
Preservação dos recursos; Garantir uma adequada gestão e tratamento dos efluentes industriais, urbanos ou domésticos é contribuir para a preservação do ambiente e da saúde pública. É, também, uma forma de assegurar a preservação de importantes recursos, como a água. 
Saúde Pública; O correto tratamento dos resíduos efluentes previne a poluição na água, no solo e no ar, garantindo a saúde.
Responsabilidade social; A consciencialização ambiental é, cada vez mais, um fator determinante para a criação de uma imagem empresarial positiva. O tratamento de resíduos efluentes contribui para consolidar a imagem institucional das organizações e, ainda, reduzir gastos com multas e indemnizações. 
O tratamento dos resíduos efluentes; Seja qual for o resíduo, além dos objetivos relacionados com o ambiente e saúde pública, a finalidade dos tratamentos é possibilitar a reutilização.  Seja através de processos químicos, físicos ou biológicos, o princípio é sempre o mesmo: reduzir os níveis de perigosidade dos resíduos para que possam ser reaproveitados.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1589
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1589
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo