Especial Coruche | 11-08-2022 21:00

Ana Moura volta às origens para cantar nas Festas de Coruche

Tradicional procissão em honra de Nossa Senhora do Castelo é o ponto alto das festas de Coruche

Festejos em Honra de Nossa Senhora do Castelo regressam à vila ribatejana entre 13 e 18 de Agosto e têm como uma das cabeças de cartaz a cantora Ana Moura, que viveu em Coruche na sua infância e juventude. Quim Barreiros, Maninho e Átoa são outros nomes do programa musical, mas a festa faz-se de muito mais e a procissão e o cortejo etnográfico são os momentos mais marcantes.

Ana Moura, Quim Barreiros, Maninho e Átoa são as atracções musicais das tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo que regressam a Coruche entre 6 e 18 de Agosto. O programa começou com as novenas que decorrem até 14 de Agosto. Os espectáculos musicais têm início no sábado, 13 de Agosto, com a actuação da banda filarmónica da Sociedade Instrução Coruchense que acontece depois do Tríduo Solene, parte religiosa com pregação pelo padre Fernando Lopes.
A 13 de Agosto, pela 16h30, realiza-se a cerimónia oficial de abertura das festas, no Parque do Sorraia. Destaque também para a tourada à corda (18h30) com Pastores e Capinhas, da Ilha Terceira (Açores). O espectáculo decorre na Rua dos Bombeiros Municipais e na Rua do Couço. Pelas 23h00 sobem ao Palco Sorraia os Átoa seguindo-se, no Palco Tasquinhas, Mariza Duvall à uma da madrugada. Às 22h00, na Praça da Água, decorre o espectáculo de dança com a Andrade Dance Academy. A animação “Ohhhh queridas festas!!!”, organizada pela Associação Grupo de Forcados Amadores de Coruche, realiza-se no Espaço Tertúlia pela 01h30 da madrugada.
No domingo, 14 de Agosto, celebra-se o Dia do Fogo, com desfile de fanfarras pelas ruas da vila (22h30), o tradicional fogo-de-artifício sobre o rio Sorraia à meia-noite, e trinta minutos depois realiza-se o concerto da Sociedade Instrução Coruchense (SIC) sob o tema “Tributo aos anos 80”. Pela uma da madrugada segue-se o concerto de Crespo, também no Palco Sorraia. Durante o dia destaque também para o desfile da SIC; uma aula aberta de Yoga, no Jardim 25 de Abril; largada de bezerras na Rua Virgílio Campos Pais do Amaral; entrada de jogos de cabrestos e também a prova de condução de cabrestos e boi da guia. A partir da 01h30 há animação com “Olhó Foguete”.

Tradicional procissão no feriado de 15 de Agosto
A tradicional procissão em Honra de Nossa Senhora do Castelo realiza-se a 15 de Agosto, feriado nacional que assinala a Assunção de Nossa Senhora, pelas 18h00, e percorre as ruas da vila. Pelas 21h30 decorre o desfile etnográfico seguindo-se o Festival de Folclore António Neves que conta com a participação de grupos etnográficos. O grupo Mais ou Menos sobe ao Palco Tasquinhas pela 00h30. No espaço da Tertúlia dos Forcados a noite termina com a animação “Está de Sonho”.
No dia do Aficionado, a 16 de Agosto, não vai faltar animação taurina. Entre as 09h30 e as 11h00 há condução de cabrestos e entrada de toiros com campinos e o ‘encierro’ nas ruas da vila com toiros e cabrestos. Pelas 11h00 há largada de toiros no centro histórico da vila. Às 17h00 recomeça o desfile de tertúlias tauromáquicas e às 19h00 mais um momento de tourada à corda. O artista Maninho sobe ao Palco Sorraia, pelas 23h00, para um espectáculo musical. A Festa da Noite Branca tem início às 00h30 e conta com o DJ Ricky, no Palco Tasquinhas.
No feriado municipal, na quarta-feira, 17 de Agosto, Dia do Campino do Sorraia, destaque para a concentração de campinos, jogos de cabrestos e participantes no Cortejo Histórico e Etnográfico, marcado para as 11h00, e que este ano tem como tema “A Riqueza da Nossa Terra – Força de Viver”. Ana Moura sobe ao Palco Sorraia nessa noite. Para as 17h00, está agendada uma corrida de toiros, na Praça de Coruche, com os cavaleiros Luís Rouxinol, João Ribeiro Telles e Salgueiro da Costa. As pegas estão a cargos dos Forcados Amadores de Coruche.
O último dia dos festejos é a 18 de Agosto e regressa a animação taurina com cabrestos, toiros e campinos nas ruas da vila. Pelas 11h00 há largada de toiros no centro histórico. Às 18h30 realiza-se mais uma tourada à corda. A banda Os Incógnitos sobe ao Palco Tasquinhas (21h30) seguindo-se a actuação de Quim Barreiros (23h00) no Palco Sorraia. As festas encerram com fogo-de-artifício na frente ribeirinha da vila.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1655
    13-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1655
    13-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo