Especial Dia do Animal | 06-10-2022 07:00

Portugueses cada vez mais empenhados na protecção dos animais

FOTO ILUSTRATIVA – FOTO DR

A defesa do bem estar dos animais abrange todos os animais em todas as circunstâncias e não apenas os animais de companhia.

Há uma maior preocupação com os animais. Com a sua alimentação, com a sua saúde e a forma como são tratados. A evolução das mentalidades tem sido acompanhada por avanços na área da investigação e por legislação inovadora. Pelo surgimento de inúmeros serviços como os que incluímos neste suplemento. Pela avançada preparação dos novos profissionais ligados ao sector. E por novos e activos grupos de cidadãos.
O Dia Mundial do Animal é celebrado anualmente a 4 de Outubro, data que corresponde ao dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro da ecologia e dos animais. Este dia tem como objectivo chamar a atenção para a condição e bem-estar dos animais. A data foi criada pelo escritor e editor alemão da revista «Homem e Cão» (“Mensch und Hund”) Heinrich Zimmermann e celebrado pela primeira vez em 1925. 
A celebração do Dia Mundial do Animal une o movimento de bem-estar animal, mobilizando uma força global para tornar o mundo num lugar melhor para todos os animais. É celebrado de formas diferentes em cada país, independentemente da nacionalidade, religião, fé ou ideologia política.
Sendo Portugal membro da União Europeia, a nossa legislação reflecte o decidido de comum acordo entre os países que a constituem e que são algumas das melhores normas mundiais em matéria de bem-estar dos animais. E os portugueses também têm acompanhado a evolução registada no Espaço Europeu em matéria de direitos dos animais.
E se muitos cidadãos, quando ouvem falar em direitos dos animais, ainda pensam em animais de companhia, há muito que a protecção se estende a todos os animais. Basta lembrar que as primeiras regras que protegem os animais de criação datam dos anos 70.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo