Misericórdia de Santarém celebra o 522º aniversário!
A realização das Jornadas de Museologia nas Misericórdias serão um dos destaques do aniversário da Misericórdia de Santarém
A Misericórdia de Santarém, no âmbito das comemorações do seu 522º aniversário, entre as muitas actividades que vai promover e que envolvem utentes/famílias, trabalhadores e voluntários, há uma que se destaca; a organização das VII Jornadas de Museologia nas Misericórdias, em parceria com a União das Misericórdias Portuguesas.
Esta é uma iniciativa que se tem realizado ao longo dos anos em diferentes partes do País, interrompida apenas devido à pandemia. Tem sido feito um notável esforço para estudar, conservar e reabilitar o Património, nomeadamente o histórico/cultural.
Em Maio de 2021 foi reaberta ao público a Capela dos Terceiros Seculares da Ordem Terceira de S. Francisco, construída em 1668, é um dos mais importantes espaços artísticos do Barroco Português, conhecida como a Capela Dourada, após obras de conservação e restauro co-financiadas pelo Fundo Rainha D. Leonor, resultado de uma parceria entre a Misericórdia de Lisboa e a UMP. De salientar o apoio dado pela Câmara Municipal de Santarém para conclusão da obra que desde então está novamente aberta ao público.
É reconhecida a necessidade de divulgar um património que é de todos e que remete para a construção identitária da Comunidade. O património monumental da Misericórdia é vasto e reconhecido na região pois para além da Capela Dourada, existem a Igreja de Jesus Cristo e a Capela do Monte, acrescendo ainda o Arquivo Histórico, cuja riqueza de conteúdo se constitui como uma marca importante para o conhecimento da nossa história, por isso a relevância das Jornadas de Museologia, onde vários peritos irão partilhar o seu conhecimento levando à reflexão do impacto do passado no presente e no futuro das comunidades.
A Misericórdia de Santarém é mais do que o seu património é uma organização actual que responde com adequação aos desafios diários da população e apesar dos anos de existência cumpre a sua missão assente nas 14 Obras de Misericórdia.
Hoje em dia mais de duzentas e sessenta pessoas cruzam-se para trabalhar e prestar os melhores serviços a quem os solicita. Encontram-se respostas à medida das necessidades das crianças nas diferentes etapas do crescimento e ainda algumas delas em situações de vulnerabilidade que encontram a sua segurança e o “colo” necessário nas Unidades Residenciais do CAT 1º Passo e no secular Lar dos Rapazes. Mas não se fica por aqui, os mais velhos com diferentes estados de saúde têm as condições de afeto e de cuidados para continuarem a viver com dignidade, concretizando ainda sonhos por realizar.
A Misericórdia de Santarém é sobretudo uma Casa de Pessoas, para Pessoas!
Quinhentos e vinte e dois anos de serviço em prol dos que precisam são motivo forte para comemorar, parabéns, a Todos/as que tornam possível continuar a ser uma instituição de referência pela qualidade! MJC.