Especiais | 02-06-2022 07:00

Feira Nacional da Agricultura para cumprir a tradição

FOTO ARQUIVO O MIRANTE

Certame vai decorrer de 4 a 12 de Junho já sem restrições e com um formato idêntico à das edições anteriores à pandemia. Devido à situação internacional vão faltar pelo menos 25 expositores da área da maquinaria por não terem equipamentos para comercializarem.

A Feira Nacional da Agricultura (FNA) decorre de 4 a 12 de Junho em Santarém de novo de portas abertas aos visitantes e neste ano vai dar destaque à inovação e à tecnologia no sector. Com o lema “Bem-vindo ao futuro”, o certame pretende, nesta 58ª edição, salientar o futuro da agricultura realçando a inovação e a tecnologia como “determinantes” para atingir os objectivos europeus para assegurar a disponibilidade de alimentos e fazê-lo de uma forma mais sustentável.
Os visitantes vão poder contactar com algumas realidades tecnológicas aplicadas à agricultura, como os óculos de realidade aumentada usados em campos agrícolas para verificar o estado das culturas e a existência de eventuais carências, de nutrientes ou água, ou de doenças, e que permitem reduzir o uso de pesticidas e adubos em 60 a 80%. A chamada de atenção para estas realidades dá-se logo no largo de entrada da feira que vai ter uma decoração de acordo com o tema. Nos claustros do CNEMA vão estar empresas e equipamentos das áreas de biotecnologia, robótica e inteligência artificial.
Devido à falta de máquinas e equipamentos para comercializar, devido à situação internacional relacionada com a pandemia e com a guerra na Ucrânia, este ano vão estar menos expositores de maquinaria, sendo que pelo menos 25 expositores não vão participar. A feira vai ser também um espaço para conferências e debates sobre o sector, com destaque para a conferência internacional sobre o futuro da agricultura no dia 8 de Junho.
O certame volta a ter o Salão Prazer de Provar para apresentar “o melhor da produção nacional”, como vinhos, azeites, queijos, enchidos, méis, compotas, frutos. Nesta área, na Nave A do CNEMA, vão decorrer provas e concursos e acções de cozinha ao vivo. Na Nave B estarão as organizações e instituições do sector, bem como empresas de equipamentos e serviços para a agricultura decorrendo neste espaço a Feira Empresarial da Região de Santarém, promovida pela Nersant.
As raças autóctones voltarão igualmente a estar presentes no certame, o qual dá destaque ao cavalo e a provas e concursos equestres, a que se aliam um conjunto de actividades associadas ao touro, como largadas, e ao mundo rural, com a presença de campinos e espectáculos com ranchos folclóricos. O cartaz de espectáculos inclui as actuações de David Carreira (4 de Junho), Abba Gold (dia 09), Syro (dia 10) e David Antunes (dia 11).
A expectativa da organização é que a feira volte a receber cerca de 200 mil visitantes, como nas edições anteriores, que vão ter um espaço melhorado na zona dos restaurantes e das tasquinhas, que vão ser também em maior número. Para as deslocações à feira vão existir transportes gratuitos entre a estação da CP, a cidade e o CNEMA, com autocarros eléctricos. O bilhete para a feira custa 7,50 euros, o mesmo valor para quem vai apenas assistir aos espectáculos. A caderneta de 10 bilhetes custa 50 euros. As entradas são livres para as crianças até aos 11 anos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo