Especiais | 13-06-2022 21:00

Ministra promete novo modelo para o Centro de Excelência para a Agricultura

Maria do Céu Antunes e Ricardo Gonçalves trocaram impressões sobre o processo do Centro de Excelência para a Agricultura durante a inauguração da Feira Nacional de Agricultura

Ministra da Agricultura ainda não deu respostas concretas aos autarcas da Lezíria do Tejo, que querem assumir a liderança do processo após a perda de fundos europeus, mas garante novidades até ao final de Junho.

A ministra da Agricultura ainda não deu uma resposta concreta ao repto dos autarcas da Lezíria do Tejo, que pretendem substituir o INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária na liderança do processo de criação do Centro de Excelência para a Agricultura e Agro-Indústria na antiga Estação Zootécnica Nacional (EZN), no Vale de Santarém, mas conta ter o “novo modelo fechado” até final de Junho e apresentá-lo publicamente.
Em declarações a O MIRANTE no final da inauguração da Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, Maria do Céu Antunes referiu que está a trabalhar no sentido de criar condições para envolver todos os parceiros e comunidade em torno do projecto. Durante a tarde de sábado, 4 de Junho, a governante manteve conversas informais com o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, e com o presidente da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), Pedro Ribeiro, com quem deve reunir por estes dias para falar do assunto.
Recorde-se que Pedro Ribeiro e Ricardo Gonçalves já tinham reunido com a ministra Maria do Céu Antunes pouco tempo depois de, no final de Março, terem manifestado a intenção de liderar esse processo, até agora coordenado pelo INIAV, organismo tutelado pelo Ministério da Agricultura. Uma posição motivada pela perda de financiamento europeu superior a 5 milhões de euros para obras na antiga EZN, na Quinta da Fonte Boa, que deixou os autarcas bastante irritados. Esse fracasso vai atrasar o investimento e os autarcas não pouparam críticas ao INIAV e ao seu presidente, Nuno Canada, sugerindo mesmo a sua demissão.
Questionada sobre se mantém a confiança no presidente do INIAV, Maria do Céu Antunes foi lacónica: “Neste momento somos todos precisos para construir um Portugal com um futuro melhor para todos”. Quanto ao Centro de Excelência para a Agricultura, recordou que há um protocolo estabelecido há sete anos entre diversas entidades e que a intenção é concretizar esse projecto e colocá-lo ao serviço da região e do país. “Vamos trabalhar nesse sentido para depois, no final do mês, termos o modelo fechado e apresentá-lo publicamente”, reforçou.
Tal como escrevemos na edição passada, os autarcas estão há mais de um mês à espera de uma resposta da ministra da Agricultura, pois há que começar a preparar nova candidatura para tentar obter financiamento através do novo quadro comunitário de apoio, já que os 5,2 milhões de euros garantidos através do Portugal 2020 passaram à história.
Recorde-se que o protocolo com vista à criação dessa unidade de investigação foi celebrado em Abril de 2015 e desde aí pouco se viu. Só em Março deste ano é que os autarcas se aperceberam que o financiamento europeu estava em risco, devido à ausência de obras no terreno, motivada em parte pelos concursos desertos para intervenções na Fonte Boa. O Centro de Excelência para a Agricultura e Agro-Indústria tem como entidades promotoras o INIAV, a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, a Câmara de Santarém, o Agrocluster, o Politécnico de Santarém e as Universidades de Évora e de Lisboa.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo