Especial Feira de Outubro | 30-09-2022 06:59

Uma dezena de artesãos do concelho de VFX mostram o que têm de melhor

Artesanato é um dos pontos altos da Feira de Outubro e muitos artesãos vão estar a realizar as suas peças ao vivo

Pavilhão do Parque Urbano do Cevadeiro é um dos motivos de interesse da centenária Feira de Outubro de Vila Franca de Xira. Da centena de artesãos presentes onze vão estar a representar o concelho.

No pavilhão multiusos do parque urbano do Cevadeiro o 41º Salão de Artesanato da Feira de Outubro conta com uma centena de artesãos presentes de várias regiões, alguns deles trabalhando ao vivo. Quem visitar o pavilhão poderá ter contacto com peças feitas de material têxtil, cerâmica, metal, vidro, elementos vegetais, peles e couros, madeira, cortiça, doçaria, pedra, artes gráficas, entre outras.
Onze artesãos do concelho de Vila Franca de Xira vão marcar presença este ano no salão, a começar pela associação de artesãos do concelho que volta a ter o seu espaço próprio. Na conferência de imprensa de apresentação da feira, o presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, foi questionado sobre a necessidade de poder ser alargado no futuro o espaço para os artistas da terra. “Acreditamos que os artesãos do concelho gostariam de ter mais oportunidades. Também gostaríamos de privilegiar o concelho mas há muitíssima procura para o nosso salão e procuramos acolher o máximo possível de artesãos garantindo a diversidade do salão”, afirmou o autarca.
Vão estar no salão deste ano os artesãos Ana Paula Madeira (registos e similares, Vila Franca de Xira), Arte & Xira de Dina Vacas (encadernação e peças de vestuário, VFX), Fernanda Batista (artes decorativas, VFX), Futurmóvel de Laurentina Carvalho (restauro de mobiliário, VFX), Licores e Sabores de Catarina Fernandes (bebidas espirituosas, Alhandra), Massas Pirogravura de António Maçarico (Alhandra), Raúl Oliveira (miniaturas, Forte da Casa) e Rosa Soares (acessórios de vestuário, Vila Franca de Xira). Vão também expor os trabalhos de alguns dos seus associados, a Liga dos Amigos do Hospital de Vila Franca de Xira e a Universidade Sénior do concelho.
Além do Salão de Artesanato a centenária Feira Anual em Vila Franca de Xira arranca a 30 de Setembro e prolonga-se até 9 de Outubro enchendo o Parque Urbano do Cevadeiro com as bancas dos feirantes e a sua variada oferta, diversões, petiscos para todos os gostos, convívio e animação.

Afición na praça de toiros

A Feira de Outubro de Vila Franca de Xira é também pautada pela afición taurina e a praça de toiros Palha Blanco vai acolher diversas corridas de toiros. Nas ruas de Vila Franca de Xira as esperas fazem vibrar os aficionados e simpatizantes da festa brava e já dentro da praça a valentia de toureiros e forcados é posta à prova. O destaque vai para a corrida de aniversário da praça de toiros, agendada para o primeiro dia da feira, 30 de Setembro. A partir das 22h00 João Salgueiro da Costa enfrenta, sozinho, seis toiros das melhores ganadarias portuguesas. Nas pegas estarão os forcados de Vila Franca de Xira e de Santarém.
As corridas na Palha Blanco prosseguem nos dias 2, 4 e 5 de Outubro. Dia 2, pelas 17h00, é dia de corrida com toureio a pé. No dia 4, pelas 22h00, o espectáculo é de homenagem aos Forcados Amadores de Vila Franca de Xira pelos seus 90 anos de fundação. Já no dia 5, pelas 17h00, tem lugar a corrida mista. E, por fim, dia 8, realiza-se na Palha Blanco, pelas 22h00, um espectáculo de recortadores.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1589
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1589
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo