Cresce a procura das valências do CBEI

Centralidade das instalações e diferenciação dos serviços do CBEI contribuem para o aumento da procura. fotoDR

Órgão de Administração do Centro de Bem Estar Infantil de Vila Franca de Xira é liderado por Gil Teixeira.

O CBEI – Centro de Bem Estar Infantil de Vila Franca de Xira presta serviço à comunidade de Vila Franca de Xira e arredores, através de protocolos de cooperação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e Ministério da Educação, ao nível das Respostas Sociais de Creche, Pré-Escolar e CATL.
Na área social, o CBEI tem a Cantina Social, o PO APMC- Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas e o apoio aos refugiados da Ucrânia.
Depois das dificuldades vividas no período pandémico e apesar da inflação, a instituição apresentou um relatório de contas positivo pelo segundo ano civil consecutivo, perspectivando-se condições de sustentabilidade e adequação das instalações graças ao compromisso e responsabilidade do Órgão de Administração, dos trabalhadores e dos associados.
Este ano lectivo a coordenadora de Creche é Carla Peleja. Do Pré-escolar é Isabel Lopes e do CATL, Célia Carvalho. O ano inicia-se com uma série de actividades pedagógicas, nomeadamente, visita ao EVOA- Espaço de Visitação e Observação de Aves, tardes de cinema e com a oferta de actividades extra, como sejam o inglês ou o kempo. O Órgão de Administração continua a ser liderado por Gil Teixeira.
Actualmente a resposta social Creche tem uma lista de espera para algumas idades mas numa reunião entre o Órgão de Administração do CBEI e o Centro Distrital de Lisboa da Segurança Social, resultaram directrizes para que seja possível abrir duas novas salas, aumentando a capacidade em 36 utentes.
A resposta Pré-Escolar, integrada na rede pública, de momento possui poucas vagas. Existe procura, nomeadamente naqueles que pretendem dar continuidade, dentro da instituição, desde a Creche ao CATL, sendo também um sinal de que algo tem diferenciado o CBEI do sector público.
Tem sido opção dos decisores políticos – câmara municipal, segurança social e Ministério da Educação, a passagem para a rede pública da resposta de Pré-Escolar, não acautelando um rácio de vagas dividido entre as IPSS e a rede pública.
É responsabilidade destes decisores manter a resposta de Pré-Escolar nas IPSS, não só como forma de resposta à comunidade mas também pela manutenção de centenas de postos de trabalho.
O CATL é a resposta que ainda está a 50% da capacidade projectada. A decisão de se promover as ETI – Escola a Tempo Inteiro (na gíria, ATL público) tem provocado uma “agonia lenta” na sustentabilidade do CATL e na saúde financeira das instituições.
Tudo se deve à existência de um “dumping” nas mensalidades pagas pelos encarregados de educação, dado que a câmara municipal e o Ministério da Educação assumem custos superiores aos que ainda têm com as IPSS nesta área. Muitas destas mensalidades ficam por pagar por parte dos utentes, o que originou um significativo prejuízo ao CBEI no ano lectivo de 2020/21, no protocolo com o município.
O CBEI vai manter, ao longo do ano lectivo, as inscrições abertas até ao limite da sua capacidade. Para o ano lectivo de 2023/2024, conta abrir as pré-inscrições no mês de Janeiro de 2023 e com novidades. A centralidade das suas instalações e o reconhecimento público da diferenciação dos seus serviços contribuem para o crescente aumento da procura.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1663
    01-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1663
    01-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo