Primeiro Festival da Sopa da Pedra após certificação da União Europeia

Sopa da Pedra recebeu este ano a certificação de Especialidade Tradicional Garantida pela União Europeia

Festival da Sopa da Pedra realiza-se de 31 de Agosto a 4 de Setembro, em Almeirim. Além da iguaria gastronómica, recentemente classificada pela União Europeia, vai contar com concertos e um festival de folclore.

Belito Campos, Rosinha, Fun2Rock, Ús Sai de Gatas, P*ta da Loucura e Smells Like 90’s e Madeira Show, vão animar o Festival da Sopa da Pedra 2022, que decorrerá no Parque das Tílias, em Almeirim, de 31 de Agosto a 4 de Setembro e que também tem no programa um festival de folclore.
A estrela principal é a conhecida Sopa da Pedra, que vai ter a seu lado, a gastronomia regional e nacional, bem como outros produtos do concelho, como o pão típico do concelho, a par do vinho e do melão, por exemplo. E há exposição e venda de artesanato e produtos típicos da região.
Para além da música, o festival tem no programa momentos de “show cooking” protagonizados por diversos chefs de cozinha, nomeadamente, Patrícia Gerardo, Catarina Rodrigues, Gonçalo Ribeiro e José Maria Lino, além de um momento de demonstrações culinárias de Portimão que é este ano, o município convidado pela organização.
A Sopa da Pedra de Almeirim foi classificada oficialmente pela União Europeia como Especialidade Tradicional Garantida, tendo a certificação sido publicada no Jornal Oficial da União Europeia na segunda-feira, 20 de Junho, precisamente no, dia em se assinala a elevação de Almeirim a cidade.
O processo de certificação da Sopa da Pedra tinha sido iniciado há cinco anos motivado pelo facto de, em várias zonas do país, haver restaurantes a vender sopas a que davam o nome da sopa tradicional de Almeirim, mas que não era feita com os mesmos ingredientes.
A Sopa da Pedra foi o segundo produto português a receber a certificação de Especialidade Tradicional Garantida, o que vai potenciar também que mais pessoas visitem a cidade.  
O concelho de Almeirim tem mais dois processos de certificação europeia, lideradas pela associação de comerciantes, que já obtiveram a certificação nacional, que são as das caralhotas (pão tradicional cozido em forno a lenha) e a do melão de Almeirim. Os dois produtos são já indicações geográficas, faltando o reconhecimento de Indicação Geográfica Protegida pela União Europeia.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1709
    26-03-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1709
    26-03-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1709
    26-03-2025
    Capa Vale Tejo