Especial Turismo | 30-07-2022 11:35

Oferta turística de Rio Maior vai das experiências às actividades culturais únicas

Salinas de Rio Maior é dos principais pontos turísticos do concelho

Todas as iniciativas são promovidas através da marca #DESCOBRERIOMAIOR, criada pelo município

“Pastor por uma manhã”, “Passeio Gourmet”, “Viagem ao passado (Jipe Tour)”, Saberes da Aldeia”, “Sal, Mesa&Arte”, “À descoberta do Ouro Branco” e “Trilhos e Grutas”, são sete experiências turísticas únicas que Rio Maior tem actualmente para oferecer, baseadas no seu património cultural imaterial. Aquela oferta diferenciadora, que está em crescimento, é o resultado do trabalho que o município tem vindo a desenvolver junto dos operadores turísticos.
A juntar àquelas ofertas Rio Maior conseguiu, em Julho deste ano, a chancela das “Aldeias de Portugal” para a aldeia Marinhas do Sal, o que confere àquela típica aldeia a inserção numa rede composta por aldeias portuguesas com interesse histórico, cultural e turístico que proporcionam aos seus visitantes a “Experiência da Ruralidade” através de um produto único e inimitável mais personalizado, que valoriza a hospitalidade, o lazer os usos e os costumes.
No sentido de uma ainda maior valorização turística do concelho estão a ser dados passos firmes em conjunto com empresários do concelho a construção de mais um produto turístico, denominado “Rio Maior – Turismo Industrial.
A nova oferta é suportada em visitas a fábricas em laboração e a equipamentos museológicos ligados a antigos complexos industriais e saberes fazer e complementada com diferentes experiências de contacto com os produtos e processos produtivos.
Actualmente são sete as empresas que dinamizam iniciativas de turismo industrial contribuindo assim para um melhor conhecimento da produção local, distinta na tradição e na modernidade: Enoport Wines, Azeite Fonte da Bica, Mestre Henriques, Panificadora Costa & Ferreira, Planície Verde, Cooperativa Dos Produtores de Sal Fonte Salina e Sibelco.
Também para os amantes da natureza Rio Maior tem aumentado consideravelmente a sua oferta. Com a criação do projecto KM0, a câmara municipal pretende dinamizar a prática desportiva informal, disponibilizando percursos de diferentes tipologias, extensão e dificuldade que, para além da actividade física, levam os participantes a conhecer alguns dos locais mais emblemáticos do concelho. O maior destaque nesta área vai para as rotas implementadas na Serra D’Aire e Candeeiros, em que o património natural e as vistas “a perder de vista” encantam os amantes das caminhadas.
Um outro atractivo turístico fica no coração da cidade, onde existem vestígios romanos que remontam século I DC (Depois de Cristo). Em boa hora, a câmara municipal decidiu reabilitar a Villa Romana de Rio Maior conferindo-lhe uma imagem remodelada e capacitando-a com as infra-estruras necessárias para garantir uma visitação de qualidade. Aquele importante ponto arqueológico regista uma forte adesão do público totalizando cerca de 10 mil visitas no primeiro ano.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1695
    18-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1695
    18-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo