Especiais | 07-09-2021 09:00

Prémio Moneris de Agricultura na Agroglobal 2021

Prémio Moneris de Agricultura na Agroglobal 2021
OPINIÃO
João Gomes, Director da Moneris (foto DR)

A Agroglobal reveste-se de extrema importância para o setor, sendo que, após dois anos pautados por uma enorme incerteza, a mesma volta ao seu formato original.

A Agroglobal reveste-se de extrema importância para o setor, sendo que, após dois anos pautados por uma enorme incerteza, a mesma volta ao seu formato original.

A pandemia de Covid-19 veio impactar a economia global a vários níveis, sendo que o setor agrícola não foi exceção. Aliás, o setor agrícola na sua maioria resistiu e encontrou formas alternativas de crescimento e abrangência de novos mercados. Mesmo no caso das empresas com maiores dificuldades, quer a nível de mercado, quer a nível económico e financeiro, foram muitas as que encontraram na sua resiliência uma fonte de energia e de uma nova visão e estratégia que lhes permitiu ultrapassar este período conturbado.

A Moneris acompanha de muito perto o setor, junto dos seus clientes e dos diferentes agentes no mercado, o que lhe permite ter uma visão bastante aprofundada do mesmo, pelo que podemos afirmar que este crescimento e ou resiliência, consoante o caso, foi resultante de uma visão estratégica, de capacidade de restruturar a operação e da obtenção de financiamentos adequados num setor ávido por inovação e por politicas bem definidas quanto aos subsídios e apoios governamentais e comunitários.

Na Moneris tivemos a oportunidade de acompanhar os nossos clientes em diferentes fases: no financiamento, na obtenção de subsídios, na reestruturação financeira e operacional do negócio, na sua expansão, quando também foi o caso.

A indefinição é uma das maiores ameaças identificadas pelos players do setor agrícola. A inovação e a sustentabilidade são temas mais do que presentes para o setor, sendo eixos estruturantes do seu crescimento e penetração nos mercados internacionais. Por um lado, a inovação permite melhorar a eficiência da produção agrícola e o desenvolvimento de novos produtos agro-industriais assentes em planos estratégicos criteriosamente desenvolvidos para alavancar o sucesso da empresa.

Contudo, por outro lado e no momento presente, esta inovação tem de ser acompanhada por ferramentas que permitam a operacionalização e monotorização de uma estratégia de sustentabilidade nas empresas criando benefícios sociais e ambientais para todos os stakeholders.

De acordo com a experiência da Moneris já não se trata de uma possibilidade, mas sim de uma exigência do mercado, pelo que o desenvolvimento de uma estratégia de sustentabilidade integrada é hoje em dia peça fundamental da vida da empresa em particular e de todo o setor em geral.

Com base na visão de sustentabilidade integrada, e dado o relacionamento e o posicionamento da Moneris junto do setor agrícola e agroindustrial, setores cujo desenvolvimento é determinante e fundamental para o crescimento e desenvolvimento da economia portuguesa, é com manifesta satisfação que a Moneris promove mais uma vez, no âmbito da Agroglobal 2021, a segunda edição do Prémio Moneris de Agricultura.

O Prémio Moneris de Agricultura tem como objetivo distinguir o expositor cuja empresa melhor se destaque ao nível da divulgação e comunicação dos seus produtos e/ou serviços, com base em indicadores de inovação, competitividade, sustentabilidade e internacionalização dos mesmos, assim como o respetivo contributo para o setor agrícola e agroindustrial nacional.

Tendo essa visão, apostamos na Agroglobal, mais uma vez, na inovação ligada à agricultura e em premiar a inovação e sustentabilidade demonstrada pelos participantes.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1700
    22-01-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1700
    22-01-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1700
    22-01-2025
    Capa Vale Tejo