Especiais | 07-05-2022 17:00

O Sono é essencial à nossa saúde mental e física

João Fialho*

Dormir é uma das coisas mais importantes misteriosas e desconhecidas que fazemos.

Sabe-se que é essencial dormir mas não se sabe exactamente porquê e porque necessitamos de passar praticamente 1/3 da nossa vida a dormir.
É perfeitamente normal dormir mal durante algumas noites, se tiver preocupações ou sentir ansiedade. No entanto, quando esta situação se prolonga durante mais de um mês denomina-se insónia, quando não conseguir adormecer, acordar de noite, acordar cedo com cansaço, perda de concentração e de memória durante o dia.
Assim: Não se levante tarde mesmo se tiver dormido mal na noite anterior ou se costuma usar os fins-de-semana para pôr o sono em dia, dado que pode interferir com o seu ritmo biológico.
Levante-se à mesma hora todos os dias para reforçar o seu relógio biológico, independentemente de como se sinta; evite fazer sestas durante o dia caso o seu objectivo seja dormir mais à noite; vá para a cama apenas quando tiver sono e não antes.
Se estiver acordado na cama durante mais de 20 minutos, levante-se, saia do quarto e procure fazer alguma coisa relaxante até se sentir suficientemente cansado para voltar para a cama.
Mantenha um ambiente no quarto adequado para dormir, sem demasiado calor, frio ou ruído. Na medida do possível, use o quarto apenas para dormir evitando ver televisão ou trabalhar no quarto.
A cama e colchão deverão ser confortáveis. Este último, geralmente, deve ser substituído de 10 em 10 anos. Esconda o despertador. Não olhe para o relógio porque não o vai ajudar a adormecer.
Procure relaxar antes de ir para a cama. Faça actividades calmantes como um banho quente ou ouça música suave durante alguns minutos antes de se ir deitar. Não faça esforços mentais ou físicos como estudar ou ler textos complexos 90 minutos antes de se ir deitar. Deixe o dia acabar. Não se preocupe com os acontecimentos do dia ou do dia seguinte.
Evite: cafeína seis horas antes de ir para a cama, o que inclui: chá, café e bebidas ou alimentos contendo cafeína.
Fumar antes de ir para a cama. A nicotina dos cigarros é um estimulante, tal como a cafeína, que o pode manter acordado, pelo que deve evitar fumar perto da hora de deitar.
O álcool pode fazê-lo adormecer mas interfere com o sono durante a noite e faz com que acorde mais cedo de manhã. Uma refeição pesada antes de ir para a cama é igualmente prejudicial, procure comer mais cedo ou faca uma refeição ligeira.
O exercício regular praticado durante o dia ou ao entardecer, como uma breve caminhada ou corrida, pode contribuir para uma boa noite de sono, mas se realizado próximo da hora de deitar pode, em vez disso, dificultar o sono.
Estes conselhos são uma forma de resolver os problemas de sono naturalmente. Se após tentar estas medidas não conseguir um sono reparador deve procurar o seu médico e solicitar ajuda.

*Médico psiquiatra,
Santarém e Leiria.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo