Foto do Dia | 20-07-2020 00:07

Ribatejo tem as melhores praias fluviais do país

Ribatejo tem as melhores praias fluviais do país
Praia do Agroal em Ourém

Em tempo de pandemia as praias fluviais são um dos destinos mais procurados pelos turistas, quer pela segurança quer pela beleza. Na região ribatejana existem mais de duas dezenas praias fluviais, piscinas e espaços de lazer. Neste texto damos conta de algumas que estão oficialmente classificadas como praia fluvial e/ou têm bandeira azul.

O hastear da bandeira azul na praia fluvial do Agroal, Ourém, vem reforçar a ideia de que o Agroal pertence ao lote das praias fluviais mais bonitas de país. As suas águas, pertencentes ao rio Nabão, são frias e conhecidas pelas suas qualidades terapêuticas. Tem espaços em areia, relva, palhotas, e camas de praia para as pessoas se deitarem. Na entrada encontram-se alguns comerciantes a vender gelados, refrescos, mel e artigos de decoração.

A praia fluvial de Cardigos, Mação ainda não tem bandeira azul, o que pode ser surpreendente para quem a visita. Neste momento o espaço está limitado à presença máxima de 150 pessoas. As suas piscinas fluviais são para pessoas de todos os tamanhos. Já foi eleita a “Estrela do Médio Tejo” na categoria Património Mundial – Praias Fluviais.

Também em Mação a praia fluvial do Carvoeiro é um dos ex-libris do concelho. Rodeada por floresta, é o local indicado para se desfrutar do silêncio e do ar puro, uma vez que não existe áreas urbanas por perto. O Carvoeiro é mais uma das praias fluviais com bandeira azul.

A junção da foz da Ribeira D’Eiras com a albufeira da Barragem de Belver situada a sul do concelho de Mação, alberga uma das mais procuradas praias fluviais, a Praia Fluvial de Ortiga. Os visitantes podem realizar actividades como escalada, futebol ou simplesmente relaxar na piscina flutuante.

A Praia Fluvial de Montes está situada no concelho de Tomar. Encontra-se no limite da Albufeira de Castelo de Bode. Foi recentemente distinguida pela Quercus com a classificação de Ouro na listagem das praias ou águas balneares.

A praia fluvial da Aldeia do Mato, no concelho de Abrantes, é a mais famosa de todas. Uma autêntica piscina natural na Albufeira de Castelo de Bode, e uma das principais atracções turísticas por causa da zona envolvente mas também pelas actividades de recreio e lazer que ali se realizam, nomeadamente canoagem. Reconhecida pela Quercus com bandeira azul e com o galardão Praia para Todos, é o local indicado para umas miniférias em contacto directo com a natureza.

Situada na freguesia da Louriceira, Alcanena, onde nasce o rio Alviela, encontra-se a praia fluvial dos Olhos de Água. Foi requalificada em 2016 e hoje é um dos locais de visita obrigatória na região. O espaço é amplo e as águas, apesar de frias, são tão limpas que é fácil nadar a ver os peixes. Muito perto encontra-se o Centro de Ciência Viva do Alviela que explica a importância do lugar.

A Praia Doce fica em Salvaterra de Magos e foi requalificada em 2015. Todos os anos a autarquia renova o espaço que é o mais procurado pelos lisboetas já que fica a pouco mais de meia hora da capital.

A Praia Fluvial Dornes situa-se na vila de Dornes, concelho de Ferreira do Zêzere e tem paisagens deslumbrantes sobre o rio Zêzere. É avaliada como um excelente destino para amantes de desportos náuticos ou radicais. Com uma grande diversidade de fauna e flora existem vários percursos pedestres que podem ser explorados.

A Praia Fluvial do Lago Azul, na albufeira de Castelo de Bode, oferece a possibilidade de fazer desportos náuticos desde passeios de kayak, gaivota, mota de água ou até mesmo a prática de windsurf. A piscina fluvial flutuante oferece uma zona segura a todos os banhistas pois dispõe.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo