Enguia volta a ser rainha à mesa em Salvaterra de Magos














Para além da gastronomia, decorrerá a segunda edição da Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais.
De 1 a 31 de Março a enguia volta a ser o prato forte no concelho de Salvaterra de Magos com a realização de mais uma edição do Mês da Enguia. Enguias fritas com arroz de feijão, ensopado de enguias, caldeirada de enguias ou enguias grelhadas são algumas das várias formas de cozinhar o petisco e que vão constar nas ementas dos 20 restaurantes que aderiram ao Mês da Enguia: Dom Roberto, O Escaroupim, A Casinha, Casa João da Quinta, A Tasquinha do Marujo, Preto & Branco, Zé do Moinho, Tasca e Quinta do Parque Real (todos em Salvaterra de Magos), O Pinto, Zé da Marreta, O Bom Garfo, Flor da Vila, O Canto do Vaz, O Cantinho de Marinhais (todos em Marinhais) e Tira-Picos, Barragem de Magos, Adega da Rosa e Ti Laura (os quatro em Foros de Salvaterra) e O Souto (em Muge).
Para além da gastronomia, decorre ainda a segunda edição da Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais que contará com uma centena de expositores. O certame vai ter lugar no Pavilhão Inatel em Salvaterra de Magos, onde decorrerá grande parte da animação musical com destaque para os espectáculos de Toy, no dia 2, de Artur Agostinho e os Terra Minhota, no dia 16, e de Rebecca, no dia 30. O stand-up comedy com Quim Roscas & Zeca Estancionâncio sobe a palco no dia 9. Durante o mês actuam ainda os dez ranchos folclóricos do concelho, bandas filarmónicas e marchas populares.
O certame dinamiza ainda passeios a cavalo e de barco, cinco exposições (Património Imaterial – Bordados e Outras Artes, Invasão Exótica: O Tejo sob Ameaça, A Essência que nos Prende, Olhares sobre o Tejo e Gentes do Escaroupim), o 11.º Festidance, a 11.º edição do Festival das Sopas (Marinhais) e a 19.º edição dos 12 km de Salvaterra. Estão ainda garantidas várias demonstrações de colectividades locais e acções culturais e desportivas.
“O Mês da Enguia já se estendeu para além do território do concelho e da região, superando em cada ano que vai passando o número de visitantes”, destaca o presidente do município, Hélder Esménio (PS) durante a apresentação do certame no Edifício do Cais da Vala, em Salvaterra de Magos.
Para o presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, o Mês da Enguia é mais do que um evento, é um investimento para o concelho. “Uma feira medieval é igual em Caminha ou em Vila Real de Santo António, mas o Mês da Enguia só existe em Salvaterra de Magos”, defende o presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo. O chefe de cozinha e responsável técnico pelo certame vai continuar a ser Luís Machado que sublinhou a inovação e evolução que os restaurantes locais têm colocado nos seus pratos e naqueles que apresentam ao longo do evento.