Museu de Arte Pré-histórica de Mação com novos projectos







O Museu de Arte Pré-histórica e do Sagrado no Vale do Tejo, em Mação, reabriu as portas a 6 de Abril e apresentou um novo e amplo programa, novos recursos e experiências.
O Museu de Arte Pré-histórica e do Sagrado no Vale do Tejo, em Mação, reabriu as portas a 6 de Abril e apresentou um novo e amplo programa, novos recursos e experiências. Os visitantes vão poder, além de ver as exposições e oficinas tradicionais, uma experiência VERT (Visitar-Experimentar-Reproduzir-Transformar) integrada no programa Mação – Vila UNESCO da Aprendizagem.
Estiveram presentes na reabertura do espaço o presidente do município, Vasco Estrela, e o director científico do Museu, Luiz Oosterbeek. A equipa do museu apresentou uma nova aplicação para telemóvel do primeiro projecto de Ciências Participativas em Portugal. Esta aplicação permite e convida à participação de toda a população na identificação e registo do património arqueológico, histórico e imaterial.
Segundo nota de imprensa da Câmara de Mação, esta aplicação pretende promover um trabalho conjunto entre investigadores e cidadãos nos processos de recolha e processamento de informação científica. Por exemplo, um cidadão com a aplicação instalada, ao visitar determinado ponto de interesse, pode adicioná-lo à informação constante da app seguindo um conjunto de opções podendo adicionar fotografias.
“Esta recolha é feita com apoio de equipas especializadas. Falamos de património edificado, sítios arqueológicos e património imaterial. Esta aplicação é uma forma nova e inovadora de fazer prospecção”, afirmam os responsáveis em comunicado. Para visitar o museu os interessados devem contactar os serviços e efectuar marcação.