Dia Regional do Engenheiro da Região Sul distingue profissionais que se destacaram
Neste dia são homenageados os engenheiros que contribuem para a dignificação da profissão e é atribuído o Prémio Inovação Jovem Engenheiro.
Mais de duas centenas de pessoas participaram no Dia Regional do Engenheiro da Região Sul, que decorreu no fim-de-semana de 20 e 21 de Maio no distrito de Santarém. Na cerimónia solene, que teve lugar no Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, foi distinguida a engenheira Rita Bento, a primeira mulher portuguesa catedrática em estruturas. Todos os anos a Região Sul da Ordem dos Engenheiros homenageia um profissional cujo percurso tenha contribuído para a dignificação da engenharia.
No Dia Regional do Engenheiro foram também entregues diplomas das categorias de membro sénior e membro 25 anos, bem como distinção PIJE – Prémio Inovação Jovem Engenheiro, cujo objectivo é reconhecer o mérito e valorizaar os jovens engenheiros. Este ano a vencedora do primeiro prémio, no valor de 10 mil euros, foi Madalena Ramos Cilínio.
As iniciativas deste dia, criado para celebrar, afirmar e prestigiar a importância da engenharia na sociedade, incluíram um jantar, no primeiro dia, na Quinta das Vendas, no Entroncamento. No segundo dia os membros da Ordem dos Engenheiros, familiares e amigos participaram em actividades desportivas como golfe e karting. Na área cultural o Dia Regional do Engenheiro incluiu ainda uma visita às Grutas Mira D’Aire, ao Centro de Ciência Viva, ao ArtSpace e ao Museu Roque Gameiro, permitindo aos participantes ficar a conhecer um pouco da cultura local.
Entre os participantes deste dia comemorativo esteve o bastonário Fernando de Almeida Santos, os presidentes das várias regiões da Ordem dos Engenheiros, vários membros eleitos, entre outras entidades ilustres da engenharia. A iniciativa teve o apoio da Câmara de Alcanena e patrocínios de empresas do sector.
A Região Sul tem mais de metade dos 61 mil membros inscritos a nível nacional na Ordem dos Engenheiros. A Região Sul pauta-se pela “defesa de um trabalho conjunto e igualitário, procurando servir da melhor forma todos os membros da Ordem, não obstante a região onde se encontram”, refere a Região Sul da Ordem dos Engenheiros.