Alunos do distrito debateram novas tecnologias em Santarém













A Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens de Santarém realizou-se no dia 25 de Fevereiro, na Casa do Campino, em Santarém. O projecto juntou 61 alunos do ensino secundário de 19 escolas do distrito para partilharem e debaterem ideias sob o mote “Novas Tecnologias: Oportunidades e Desafios para os Jovens”.
Várias dezenas de alunos do ensino secundário, representantes de 19 escolas do distrito, reuniram-se para apresentarem e aprovarem medidas sobre o tema “Novas Tecnologias: Oportunidades e Desafios para os Jovens”. Nesta sessão foram escolhidas cinco medidas que vão ser levadas à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens bem como os alunos deputados que vão representar o distrito. As propostas aprovadas foram a revogação da realização das provas finais online, modernização da rede digital das escolas e revogação do projecto “Manuais Digitais”.
Paula Costa, técnica do Instituto Português do Desporto e Juventude e responsável da Sessão Distrital em Santarém ressalva a importância de iniciativas deste género para promover a participação e contribuição dos jovens na vida política.
Os alunos que vão à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens são Leonor Louçã, Francisco Ambrósio, Madalena Domingos, André Santos, Manuel Roque, Eva Rodrigues e Alice Faria. Vêm da Escola Professora João Fernandes Pratas de Samora Correia, Escola Secundária Sá da Bandeira de Santarém e Centro de Estudos de Fátima.
A Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, na Assembleia da República, vai acontecer nos dias 26 e 27 de Maio, com o primeiro dia dedicado a reuniões de comissões e o segundo à realização da sessão plenária onde é aprovada a recomendação final sobre o tema em debate.